Mais
×

Como testar ácidos e bases em soluções de açafrão

Atualizada July 20, 2017

Descubra como um tempero do cotidiano com propriedades incomuns pode ajudá-lo a explorar a ciência com seus filhos em casa. Geralmente usado em culinárias asiática e do Oriente Médio, o açafrão também pertence a uma série de substâncias naturais que podem atuar como um indicador, mudando de cor em resposta às condições alcalinas. Aprenda a fazer facilmente o seu próprio papel indicador de açafrão e a usá-lo para testar os alimentos ácidos e bases (alcalinos), e outras substâncias domésticas.

Instruções

Use um tempero comum de casa como um indicador para testar bases ou alcalinos (Turmeric in White Bowl: 3 image by Leena Damle from Fotolia.com)
  1. Misture cerca de duas colheres de chá cheias de açafrão em pó e cerca de três centímetros de profundidade de álcool etílico em um copo de plástico descartável. Agite bem a mistura e permita o pó se dissolver. O líquido agora deve ser colorido, e é esse líquido que pode atuar como um indicador.

  2. Coloque uma folha de papel higiênico em um prato descartável e despeje cuidadosamente o líquido indicador amarelo no papel. É preciso adicionar apenas líquido suficiente para umedecê-lo. Permita que seque.

  3. Corte o papel tingido em tiras. Elas irão atuar como o seu indicador de tiras de papel e podem ser utilizadas para testar uma variedade de ácidos e bases de uso doméstico.

  4. Faça uma solução básica ou alcalina, misturando uma colher de chá de bicarbonato de sódio com um pouco de água. Determine qual cor o papel ganha na presença de um alcalino, colocando uma tira seca do papel sobre uma prato e adicione uma gota da solução de bicarbonato de sódio.

  5. Adicione algumas gotas de suco de limão no mesmo pedaço de papel para reverter a mudança de cor. O indicador de açafrão fica vermelho escuro na presença de um alcalino, mas permanece amarelo na presença de uma solução ácida ou neutra.

  6. Use mais tiras do indicador para procurar outras substâncias domésticas que são alcalinas. Qualquer substância alcalina faz o papel ficar vermelho. As substâncias ácidas não irão alterar a cor do papel, mas podem ser usadas para inverter a mudança da cor de uma tira que já foi utilizada para testar uma base.

Dicas

  • Tente fazer indicadores usando outras substâncias para testar ácidos. A água do repolho-roxo é um bom exemplo de uma substância que muda de cor em ambas as condições ácidas e alcalinas.

Avisos

  • O álcool etílico é uma substância venenosa e deve ser manuseada com cuidado. Não use utensílios de preparação de alimentos ou superfícies para esse experimento. O açafrão pode manchar e todos os derramamentos devem ser lavados imediatamente.

Coisas Necessárias

  • Açafrão em pó
  • Álcool etílico (álcool desnaturado)
  • Copos descartáveis
  • Papel higiênico
  • Pratos descartáveis
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article