Mais
×

Como testar o fermento de pão para verificar se ele está bom

Atualizado em 17 abril, 2017

Infelizmente, o fermento não fica bom e dura para sempre. Conforme expira sua data de vencimento, ele vai se tornando menos potente. Isso pode levar a pães rígidos e duros e que não crescem com facilidade. Ao invés de descobrir a impotência do seu fermento tarde demais, teste-o antes de começar a usá-lo. Enquanto é significativamente mais importante se o fermento está perto ou passou sua data de validade, os testes - também conhecidos como prova - nunca são uma má ideia.

Instruções

Teste o seu fermento antes de usá-lo para evitar que o pão faça um bom disco de hóquei (bread and butter image by Brett Mulcahy from Fotolia.com)
  1. Despeje 1/2 xícara de água quente no copo medidor. Esta água deve ser entre 43 e 46 graus Celsius. Se você for além dessas temperaturas,tanto para mais quanto para menos, você pode ter resultados imprecisos.

  2. Adicione o açúcar na água em seu copo medidor e mexa bem com uma colher. Não pare de mexer até que tenha dissolvido completamente o açúcar.

  3. Polvilhe o fermento uniformemente sobre a mistura de açúcar e água. Mexa suavemente para misturar o fermento na água e aguarde por 10 minutos.

  4. Retorne para verificar a sua mistura de fermento após 10 minutos. Quando o fermento biológico está bom,ele faz com que a mistura dobre de tamanho, ou seja, o copo de medição deve estar cheio - ou pelo menos muito perto do topo. Se este for o caso, o seu fermento está bom e você pode usá-lo com sucesso. Se não, você terá de comprar um novo para conseguir um bom resultado.

O que você precisa

  • 1/2 xícara de água quente
  • 1 xícara copo medidor
  • 1 colher de chá açúcar
  • Colher
  • 2 1/4 colher de chá de fermento, ou um pacote
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article