Como testar o indicador de combustível no painel de instrumentos

Escrito por kim sarah | Traduzido por mariana dsp
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como testar o indicador de combustível no painel de instrumentos
Certifique-se de que seu indicador está lendo a quantidade correta fazendo um teste (gas image by Mat Hayward from Fotolia.com)

O indicador de combustível de um automóvel fica no painel de instrumentos e é composto por um transmissor e um dispositivo. O transmissor mede a quantidade de combustível no tanque e manda esses dados para o dispositivo, que mostra ao motorista a quantidade disponível. Existem diversos motivos para um indicador não mostrar a quantidade correta ou parar de funcionar, mas também existem formas de testá-lo caso você note um problema.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Manual de serviços/do proprietário do veículos
  • Cabos para chupeta
  • Chave de fenda
  • Flanela ou escova

Lista completaMinimizar

Instruções

    Verifique se os fios estão sujos ou desgastados

  1. 1

    Remova o painel de instrumentos com o indicador. Solte quaisquer presilhas plásticas que estejam prendendo. Pressione-as para soltar.

  2. 2

    Examine a fiação não exposta atrás do indicador de combustível e do painel de instrumentos.

  3. 3

    Remova qualquer sujeira dos fios prestando atenção especial às conexões. As sujeiras podem interferir no funcionamento. Use uma flanela ou escova para limpá-los.

  4. 4

    Coloque o painel de instrumentos no lugar refazendo, na ordem contrária, os passos para a remoção.

  5. 5

    Localize o sensor no carro. Remova o assento traseiro ou o carpete. Consulte o manual para verificar exatamente onde fica.

  6. 6

    Examine os fios ligados ao sensor e ao tanque. Remova qualquer sujeira com a flanela ou escova. Preste atenção especial às conexões entre os dispositivos.

  7. 7

    Coloque o assento ou carpete no lugar, dependendo de qual deles você precisou remover.

  8. 8

    Ligue o carro e verifique a agulha do indicador. Se ela se mexer, seu problema está resolvido. Se não, veja o passo seguinte para verificar o fusível.

    Verifique o fusível

  1. 1

    Veja se é necessário verificar o fusível. Ligue o carro várias vezes e observe a agulha. Se ela não se mover, veja os passos a seguir para verificar o fusível.

  2. 2

    Abra o capô do carro ou a caixa de fusíveis no painel. Verifique no manual em qual das caixas o fusível referente ao indicador está.

  3. 3

    Consulte seu manual de serviço/do proprietário para verificar qual fusível está conectado ao sistema de indicação de combustível.

  4. 4

    Troque o fusível queimado. Tire o antigo do lugar e coloque um novo, com a mesma amperagem, no lugar. Veja os números nos fusíveis para saber qual é ela.

  5. 5

    Feche o capô ou a caixa de fusíveis. Ligue o carro. Se a agulha se mexer, o único problema era o fusível. Se não, continue para a próxima seção.

    Ache o fio queimado e verifique o equipamento

  1. 1

    Teste os fios entre a ignição e o indicador de combustível. Use cabos de chupeta. Conecte um terminal do cabo ao terminal do indicador e o outro à ignição. Ligue o carro e observe a agulha. Se ela se mexer, será necessário substituir o fio que liga a ignição ao indicador de combustível.

  2. 2

    Teste o terra do indicador. Ligue um terminal do cabo de chupeta ao terra do indicador. Ligue o outro à carroceria do carro. Ligue o veículo e observe a agulha. Se ela se mexer, será necessário trocar o fio terra do indicador de combustível.

  3. 3

    Teste o terra do transmissor. Ligue um terminal do cabo de chupeta ao terra do transmissor. Ligue o outro à unidade transmissora. Ligue o veículo e observe a agulha. Se ela se mexer, será necessário trocar o fio terra da unidade transmissora.

  4. 4

    Teste o indicador de combustível. Desconecte o fio que liga o transmissor ao indicador. Ligue o carro e monitore a agulha de indicação. Se ela ficar parada no "E", de vazio (empty), significa que ela está com algum problema. Se ela for para o "F", de cheio (full), significa que o problema está no transmissor.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível