×
Loading ...

Como fazer tie dye em tênis

Atualizado em 20 julho, 2017

O processo de tie dye consiste em tingir tecidos, como camisas e calças, usando corante de fibra reativa. A parte "tie" do nome faz alusão ao fato de que é possível criar padrões interessantes, misturando diferentes cores de tinta e torcendo ou juntando as roupas de forma específica. Como é difícil torcer um tênis ou amontoá-los, o tie dye em calçados refere-se mais ao tipo de corante utilizado e o processo de imersão, assim como com camisas.

Instruções

O processo de tie dye consiste em tingir tecidos (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

    Fazendo tie dye em tênis

  1. Teste o tênis para ver se pode ser tingido, deixando que algumas gotas de água caiam sobre o calçado. Se a água formar grânulos, ele não pode ser tingido dessa maneira; já se o material absorver a água, não deve ter problema para tingir. De acordo com alguns sites de tie dye, o calçado também deve ser feito de fibra natural. Se não quiser que os cadarços ou palmilhas fiquem tingidos, certifique-se de removê-los primeiro. Se há certas partes que não quer que sejam tingidas, cubra-as com fita isolante.

    Loading...
  2. Misture água e um pouco de carbonato de sódio (contido na maioria dos kits de tie dye). Misture uma xícara de carbonato de sódio para cada litro de água fria e mergulhe os sapatos por pelo menos 20 minutos nessa mistura.

  3. Crie uma nova mistura de corante reativo de fibra e água. Misture três colheres de chá de corante para cada xícara de água e retire os sapatos da primeira solução, deixando escorrer durante alguns minutos.

  4. Aplique a tinta usando um borrifador ou um pincel. De acordo com alguns sites, o melhor é organizar as cores assim como elas são vistas em um arco-íris. Isto evita o corrimento juntos de certas cores que, quando combinadas, produzem efeitos estéticos indesejáveis. Conforme a tinta secar, as cores tornam-se mais claras, por isso certifique-se de tingir os sapatos de uma cor mais escura do que deseja.

  5. Deixe os sapatos secando em um lugar quente, de preferência em uma área externa. Quando estiverem totalmente secos, enxágue a tinta usando primeiro água fria e, em seguida, água morna. Deixe secar.

Loading...

O que você precisa

  • Tênis feitos de fibras naturais
  • Corante de fibra reativa
  • Água quente e fria
  • Fita isolante
  • Carbonato de sódio

Referências

Loading ...
Loading ...