Tinta preta fosca versus semibrilho para painel solar

Escrito por amanda erickson | Traduzido por luciana p. s. lopes
Tinta preta fosca versus semibrilho para painel solar
Uma pintura preta fosca pode aumentar a eficiência dos painéis solares (Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images)

Além de serem benéficos para o meio ambiente, os painéis solares também economizam energia. O site SolarPanelCenter.net sugere que os proprietários das casas podem economizar entre 50 e 90% na conta de energia elétrica mensal ao optarem pela energia solar. Entretanto, a instalação dos painéis pode custar caro e quem optar por eles vai querer máxima eficiência. Se você instalar painéis solares em casa ou em outro local, alguns ajustes podem aumentar a quantidade de energia armazenada.

Escolha da cor

O preto absorve mais luz e calor do que qualquer outra cor. O branco, por outro lado, reflete a luz e é por esse motivo que usamos cores mais claras no verão - para nos mantermos mais frescos. Ao pintar cada painel de preto, suas superfícies podem absorver a radiação e o calor melhor e, consequentemente, produzir mais energia.

Tipos de tinta

As tintas podem ser encontradas em vários tipos, incluindo a opção alto brilho, que proporciona um aspecto reflexivo e suave. A tinta semibrilho tem uma aparência ligeiramente brilhante, mas não é tão refletiva quanto as de alto brilho. As tintas acetinadas possuem pouco brilho, ao passo que as foscas não oferecem nenhum, mas dispersam a luz e tendem a esconder imperfeições da superfície.

Dicas para a seleção

Gary Reysa afirma no site BuildItSolar.com que a tinta fosca preta é a melhor opção para painéis solares e sugere optarmos por uma tinta para áreas externas resistente ao calor. O site Dampney Co. recomenda que a tinta também seja à base de silicone, pois ela capta e retém o calor de forma mais eficiente do que a tinta comum. Tintas à base de silicone projetadas especificamente para painéis solares podem ser encontradas em spray, para facilitar a aplicação. Como alternativa, uma máquina para misturar tintas disponível em lojas do ramo pode preparar a tinta preta fosca conforme suas necessidades.

Dicas para aplicação

Antes de pintar as células solares, você deve lavá-las e deixar que sequem por duas a quatro horas. As células de plástico exigem lixamento antes da aplicação da tinta para aumentar a adesão, e devem receber uma primeira demão com primer de látex acrílico . No caso de células de metal, o primer específico para esse material funciona melhor.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível