Tipos de caixas de fusíveis

Escrito por adam yeomans | Traduzido por ana angelica clemente
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Tipos de caixas de fusíveis
Painéis elétricos têm mudado ao longo dos anos (electric panel image by DXfoto.com from Fotolia.com)

Em um edifício, os painéis elétricos distribuem eletricidade através de fusíveis. No inicio de 1900, quando a eletricidade foi descoberta e com o avanço da tecnologia, diferentes tipos e estilos de porta-fusíveis foram construídos e instalados. Esses variam em tamanho que vão de 60 a 200 A por painel.

Outras pessoas estão lendo

Porta fusível tipo rosca (fusíveis Edison)

Os fusíveis Edison, ou tipo rosca, são fusíveis convencionais utilizados para proteção de circuitos elétricos de 30 A. Os três tipos comuns de fusíveis Edson são encontrados nas caixas de luz residenciais:

O fusível tipo S é parafusado a uma base de encaixe de dimensão específica, denominado rejeitador de fusível. Se não for do tamanho correto, não será possível inserir o fusível. Há um tempo de atraso que permitir pequenas flutuações na amperagem evitando a queima do fusível.

Fusíveis do tipo T são parafusados como os fusíveis tipo S e possuem atraso de tempo que dá ao sistema elétrico a chance de se corrigir antes da queima do fusível. Esse tipo de fusível é usado ​​para aparelhos com tração elétrica alta no arranque, mas que operam com amperagem menor. A principal diferença entre os fusíveis T e S é o tamanho da base dos fusíveis T, significativamente maior.

Os fusíveis W são fusíveis usados na iluminação em geral. Como não possuem tempo de atraso, são de ação rápida ou se queimam caso se excedam a amperagem. Esse tipo de fusível não é mais muito comuns devido à facilidade de se queimar.

As caixas de distribuição do tipo Edson são chamadas assim por serem compostas de pequenos painéis de fusíveis Edson. Esse sistema existe desde 1900, mas tendem a ter problemas com picos de energia.

Cartuchos porta-fusíveis

Os cartuchos porta-fusíveis são cilíndricos e variam de 15 a100 A. Normalmente, são ligados ao cabo de entrada principal e servem como principal interruptor de desligamento. No início de 1900, esse sistema era o método convencional usado para a desconexão principal.

Esses cartuchos também foram muito usados ​​para fogões, geradores de energia e secadoras de roupa. Como eram fusíveis do tipo Edson, não poderiam trabalhar com carga elétrica, pois queimariam.

Tipos de caixas de fusíveis
Cartucho de fusível (Fuse panel image by Charlie Rosenberg from Fotolia.com)

Painéis para fiação elétrica de alumínio

A fiação de alumínio era comum no final dos anos sessenta e setenta, pois era mais barata que instalações com fios de cobre. O maior fabricante de painéis para fiação de alumínio foi a Federal Pacific e, consequentemente, saiu do mercado após descobrir que a fiação de alumínio aquecia tomadas e interruptores normais, gerando incêndios. Empresas que fabricam interruptores projetados para fiação de alumínio já solucionaram esse problema.

Os painéis elétricos possuem disjuntores que, quando sobrecarregados, descarregam-se, podendo ser ligado novamente.

Painel de disjuntores

Os painéis de disjuntores são mais comuns e são instalados em construções modernas desde 1970. Eles têm a desconexão de todos os circuitos elétricos e do disjuntor principal numa única caixa de distribuição. Os disjuntores podem alinhar-se num barramento com uma faixa conectora plástica para suportar o disjuntor. As guias de metal na parte inferior do disjuntor conduzem o barramento para fora, fazendo uma conexão muito fácil e eficiente.

Os painéis de disjuntores permitem fiação de alumínio ou cobre, desde que os disjuntores sejam CU/AL (CU, igual a cobre, AL, igual a alumínio).

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível