Tipos de coleiras corporais caninas

Escrito por elizabeth tumbarello | Traduzido por aline ferreira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Tipos de coleiras corporais caninas
As coleiras corporais retiram a pressão do pescoço de seu cão (Thinkstock/Comstock/Getty Images)

Alguns cachorros não podem ser levados para passear apenas com coleiras e correntes – ou eles são muito agitados e precisam de mais apoio ou requerem mais distribuição de peso para prevenir ferimentos aos seus pescoços. Cães que tendem a pular, saltar ou perder o foco, assim como os cachorros pequenos ou com pescoços delicados, se beneficiam com o uso das coleiras corporais durante as caminhadas.

Outras pessoas estão lendo

Coleira corporal romana

A coleira corporal romana é um dos modelos padrão de coleiras corporais. Esta coleira passa pela cabeça do animal, parando um pouco abaixo de seu pescoço. Uma tira segue pelo peito do cão e por suas pernas. A tira do peito do animal é presa a outra tira, que circunda o torso do animal logo atrás de suas pernas dianteiras, criando dois espaços seguros para as pernas do cachorro. Um tira central fica paralela à tira central das costas do cão. As coleiras corporais romanas são tipicamente feitas de materiais fortes, como tiras de nylon, tecido ou de couro, embora tecidos decorativos e fortes, como a lona colorida, possam ser usados em cães pequenos ou naqueles que tendem a evitar pular. As coleiras corporais romanas apresentam uma fivela de metal padrão, ou uma fivela lateral de plástico.

Coleiras para passos

Normalmente feitas de nylon, tecido resistente ou de tiras de couro, estas coleiras são tidas como uma alternativa menos exigente para a coleira corporal romana. As coleiras apresentam duas tiras paralelas ligadas por uma correia entre elas. A alça de divisão cria espaço em cada lado de cada um dos pés dianteiros do cão. Como o nome sugere, os cães podem simplesmente entrar na coleira de passo sem a necessidade de um ajuste para os buracos nas pernas antes de a coleira ser presa. As alças paralelas são, então, presas sobre as costas do cão usando uma fivela. As fivelas deste tipo de coleira são tipicamente de metal ou fivelas laterais de plástico para a fixação. A primeira oferece mais segurança do que a última, que pode se desfazer durante a brincadeira ou puxar intensos.

Coleira corporal de oito lados

As coleiras corporais de oito lados são feitas de uma tira resistente de nylon, couro ou tecido forte. A tira dá a volta em si mesma, para criar duas aberturas em um padrão figurativo de oito lados. O nexo da figura de oito lados pode ter uma placa deslizante, que fornece suporte para evitar que as voltas se enrolem antes e durante o uso, embora nem todas as coleiras utilizem este mecanismo. Uma volta circunda o peito do cachorro, logo abaixo de seu pescoço; a outra circunda o torço do cão, diretamente atrás de suas pernas dianteiras. Esta coleira pode usar ambas as fivelas – de metal ou as laterais, de plástico –, embora a última seja mais comum.

Coleira corporal de cabeça

As coleiras corporais de cabeça, também chamadas de "cabrestos", são modeladas para o uso em animais que puxem ou pulem. Elas são similares a um cabresto para cavalos. Esta coleira é feita dos mesmos materiais que as outras – nylon, tecido resistente ou couro –, mas precisam ser forradas com um material mais macio, para garantir o conforto para as partes sensíveis da face do cão. A coleira corporal consiste em uma volta que circunda o focinho, duas tiras que circundam a cabeça do cão, presas nas costas e outra tira que se fixa à coleira do cão. As coleiras de cabeça apresentam fivelas laterias de plástico para facilitar sua colocação e retirada. A pressão da coleira é redirecionada para a coleira da cabeça, em vez do torço do animal, para retirar equilíbrio do animal temporariamente, o que previne puxões e arrastões.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível