Tipos de conexões de tubulação em PVC

Escrito por jane smith | Traduzido por barbara carvalho
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Tipos de conexões de tubulação em PVC
Exemplos de conexões de tubulação (www.cornerhardware.com)

As conexões de tubulação em PVC são projetadas para conectar dois ou mais comprimentos de cano PVC em um espaço restringido, como em baixo de um armário ou em uma parede. A maioria dessas conexões pode ser usada para construção e encanamento, mas algumas delas foram criadas especificamente para a indústria de encanamento, de acordo com os padrões da NSF. A NSF (Fundação Nacional da Ciência) é o organismo regulador que determina os padrões de segurança e desempenho das componentes dos sistemas de encanamento nos Estados Unidos. Com o movimento ecologista, ressurgiu o debate passado sobre os riscos potenciais do uso do PVC para a saúde.

Outras pessoas estão lendo

Curvas de 90º e de 45º

As curvas (ou joelhos) de 90º fazem virar um fluxo de cano PVC ao redor de um canto apertado. Elas pode ter conexões de duas, três, quatro ou cinco vias. As conexões de três, quatro e cinco vias são essenciais para estruturas tridimensionais. As conexões de três vias unem três fluxos na esquina de um cubo. As conexões de quatro vias permitem que um fluxo horizontal ou vertical continue, enquanto inicia-se um fluxo perpendicular. As conexões de cinco vias transpõem fluxos verticais, com múltiplos fluxos horizontais. Elas permitem a colocação de um poste central de apoio, para adicionar força a uma conexão central; assegurando que peso adicional e tensão das pressões multidirecionais não fazem uma articulação falhar.

As curvas de 45º criam um fluxo mais gradual e suave. São boas para construções pentagonais, hexagonais e octogonais, como telhados de mirante, armações de banco, telhados de estufa e estruturas de sombra.

Tanto as conexões de 90º como as de 45º têm uma conexão em deslize ou em rosca. A conexão é considerada fêmea se o cano escorrega para dentro dela; ou macho, se ela desliza ou se aparafusa no cano. As tubulações podem ser enroscadas por dentro e, assim, são consideradas fêmeas; ou enroscadas por fora, sendo consideradas macho.

Tipos de conexões de tubulação em PVC
Joelho de cinco vias

Curvas longas

As curvas longas são conexões de tubulação ligeiramente angulares. São usadas para mudar a direção, de horizontal para vertical, em um dreno de desperdício ou em um respiradouro. A mudança de direção gradual e longa previne obstruções.

Tipos de conexões de tubulação em PVC
Curva longa

Tampões e encaixes

Os tampões de limpeza são enroscados de modo a encaixar em um canto, dentro do cano. Eles permitem que se tenha acesso ao cano para retirar entupimentos e escombros, sem ter de desmontar o sistema inteiro de drenagem. Os engates são conexões curtas que permitem unir dois pedaços de cano, quando você não quer criar uma curva. Podem ser usados para dar continuidade a uma tubulação reta, enquanto outro cano ramifica-se em ângulo.

Tipos de conexões de tubulação em PVC
Tampão

Adaptadores macho/ fêmea

Embora não sendo propriamente conexões de tubulação, os adaptadores macho/fêmea às vezes são necessários para criar um canto. Se dois fluxos se encontram com o mesmo tipo de extremidade, nenhuma conexão pode ser feita. Os adaptadores podem ser: machos nos dois extremos; fêmea, em ambos; ou macho em um e fêmea no outro. As conexões em três vias podem ter, em seus extremos, todos adaptadores machos ou todos fêmeas; dois machos e uma fêmea; ou dois adaptadores fêmeas e um macho. As conexões de quatro vias podem ter todas conexões machos, todas fêmeas; um macho e três fêmeas; uma fêmea e três machos ou duas de cada um.

Tês sanitários

Os tês sanitários são projetados de modo que o desperdício flua por uma tubulação vertical, aceitando influxos horizontais sem entupir. Isto permite que os desperdícios de um segundo andar, por exemplo, fluam para esgotos sanitários ou sistemas sépticos de saída externa, sem impedir o fluxo dos desperdícios de um primeiro andar. Os ramais curvam-se para baixo até encontrar um dreno; ou para cima, se o tê faz parte de um sistema de ventilação. Os tês sanitários podem ter conexões de expansão ou de redução, assim como conexões combinadas. Conectar linhas demais em um só dreno pode levar a entupimentos e refluxos. Idealmente, cada dreno deve ser uma tubulação vertical contínua, com não mais de duas entradas. As tubulações das pias, banheiros e lavanderia devem ter um dreno separado.

Tipos de conexões de tubulação em PVC
Tês sanitários

V duplo de PVC

Os v duplo de PVC são usados quando uma tubulação de esgoto ou respiradouro tem ângulos para cima ou para baixo, em vez de completamente verticais. De acordo com Merle Henkenius, da "Popular Mechanics" (Mecânica Popular), "Um tê apenas pode carregar água quando é usado verticalmente; enquanto um 'V' duplo pode ser usado em sua lateral ou parte traseira, desde que a tubulação que o alimenta seja ventilada". Os "Vs" duplos frequentemente são usados para ligar tubulações de saída de banheiro, de um primeiro andar até às do esgoto de um porão.

Tipos de conexões de tubulação em PVC
V duplo

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível