Tipos de coquetéis

Escrito por cindy dixon | Traduzido por contributing writer
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Tipos de coquetéis
Types of Cocktail Drinks (Annie Mole: Flickr)

A origem do nome “cocktail” (que significa literalmente calda-de-galo em inglês) nunca será conhecida de fato. Teorias vão desde copos decorados com penas da calda, um galo de cerâmica gigante cheio de restos de bebidas até uma menina mexicana chamada Cocktel. Sejá lá qual for a sua origem, o acréscimo de condimentos e sucos de fruta ao gin, uísque, à vodca e outros licores tornam as bebidas misturadas mais saborosas e aumentam a quantidade, podendo servir mais pessoas.

Outras pessoas estão lendo

Bebidas misturadas

Um liquidificador é tão importante quanto as bebidas destiladas usadas no coquetel, isso é se não for até mais. O que seria um Bloody Mary sem molho inglês e molho de tabasco? Ou um Martíni sem vermute? Provavelmente não seriam tão populares como são hoje. Sucos frescos, tônicos, cremes e refrigerantes propõem ao barman possibilidades infinitas para explorar novos coquetéis. Sucos que funcionam bem incluem suco de oxicoco, de limão, lima, laranja e tomate. Refrigerantes como cola, de limão/lima água tônica também são complementos perfeitos para bebidas misturadas. E não se esqueça do gelo.

Coquetéis com bebidas destiladas

Coquetéis misturados com gin incluem Pink Lady (gin, grenadina, suco de limão e ovo), e o English Rose (gin, conhaque de damasco, vermute seco, suco de limão e grenadina). Receitas que utilizam rum incluem Daiquiris de morango (rum claro, licor Triple sec, suco de lima e morangos), piña coladas (rum claro, suco de abacaxi e creme de coco), e o Grand Rum Toddy (rum, licor de laranja, suco de lima e água quente). Bebidas misturadas com vodca como o Cosmopolitan (vodca, cointreau e suco de oxicoco) e o Mudslide (vodca, licor de café e creme de licor irlandês) resistiram facilmente às provas do tempo. Vários clientes vão até o bar e pedem café irlandês (uísque irlandês e café) ou um Imperial Fizz (uísque blended, suco de limão e água tônica).

Coquetéis não alcoólicos

Devido à maior quantidade de açúcar, coquetéis são mais calóricos que cerveja e vinho. Vinhos possuem entre 22 a 24 calorias em cada 28 gramas, enquanto bebidas destiladas possuem entre 65 a 74. As bebidas destiladas só ficam atrás dos licores, que possuem entre 28 a 105 calorias em cada 28 gramas. (referência 1) A opção de se beber uma bebida misturada não alcoólica pode ser atraente para pessoas que não gostam do gosto do álcool ou para mulheres grávidas. Esses coquetéis “falsos” podem ser criados a partir de praticamente qualquer receita de coquetel deixando o álcool de fora, o que consecutivamente diminui o conteúdo calórico.

Shooters e shots

Servidos em um copo do tipo shot, shooters são bebidas misturadas curtas e potentes (mas podem ser servidos sem álcool também). Os shooters, assim como os shots, devem ser bebidos em um só gole virando o copo de uma só vez. Alguns shooters que podem ser encontrados por todos os lados incluem Jägerbombs feitas com Jägermeister e Red Bull, shots de gelatina feitos com vodca e gelatina com sabor (normalmente servidos em copinhos de papel) e o Snake Bite, uma mistura do licor Yukon Jack e suco de lima.

Outros tipos de bebidas misturadas

Champanhe e vinho espumante também podem ser misturados com bebidas destiladas, e existem receitas para bebidas misturadas que possuem cerveja também. (Mas tecnicamente esses não são coquetéis, já que um coquetel é definido como tendo bebidas destiladas como base). Bebidas “punch” como Sangria são feitas com conhaque, gengibre e vinho tinto, e são uma ótima alternativa para coquetéis individuais em uma festa. Experimente com uzo e absinto para variar o seu repertório de coquetéis.

Não perca

Referências

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível