Tipos e descrições de solo arenoso e argiloso

Escrito por amelia allonsy | Traduzido por alice castro
Tipos e descrições de solo arenoso e argiloso
A textura do solo afeta a drenagem da água no solo e pode ser um fator importante no sucesso da jardinagem (cracked soil image by Ana de Sousa from Fotolia.com)

A textura do solo é muitas vezes o principal obstáculo para um bom jardim, pois restringe os jardineiros ao tipo de solo presente em suas propriedades. Muitos se esforçam para fazer ajustes adicionando matéria orgânica. A textura do solo é determinada pela quantidade de partículas de areia, silte e argila presentes nele. Alguns solos drenam a água muito rapidamente, enquanto outros não a escoam bem o suficiente.

Franco

O solo franco é um tipo de solo que contém uma combinação desejável de areia, silte e argila. Diz-se ser o tipo de solo mais desejável, pois os três materiais proporcionam uma drenagem da água ideal. Os terrenos francos drenam o suficiente para que as plantas absorvam a água, mas, ainda assim, a drenagem ocorre na velocidade certa para evitar a podridão de raiz. A textura nesses locais é suave, mas parcialmente arenosa e pegajosa. Esse solo se desintegra facilmente quando é compactado. Sua textura friável o torna fácil de trabalhar.

Franco-arenoso

O solo franco-arenoso é um tipo que contém mais areia do que partículas de silte ou de argila. É o meio ideal para plantas que requerem drenagem extra. Quando ele é compactado, se torna friável, mas compacto o suficiente para manter o seu formato. Quando é esmagado, no entanto, o solo arenoso se desfaz facilmente.

Arenoso

Solos arenosos são aqueles que contêm areia como um componente textural predominante. Esse tipo de solo não é um meio de cultura ideal, mas é aceitável para as plantas que exigem pouca água. O solo arenoso é comumente encontrado no nordeste do Brasil. Plantas como cactos e suculentas prosperam em suas condições. As propriedades do solo arenoso podem ser alteradas com a adição de matéria orgânica. A matéria orgânica ajuda a preencher as lacunas entre as partículas de areia para aumentar a capacidade de o solo reter água e nutrientes. Estrumes, musgo de turfa, folhas, adubo, serragem e torrões são exemplos de matéria orgânica que podem ajudar a melhorar a condição do solo arenoso.

Silte

O silte é um tipo de solo de textura média, quando comparado com areia e argila. Esse tipo de solo é escorregadio, com partículas menores do que as partículas de areia, mas maiores do que as partículas de argila. O silte é comumente encontrado em leitos de rios e nas margens, porque é transportado facilmente na água. É um tipo de solo altamente fértil. Depósitos de sedimentos dos rios Nilo, tigre e Eufrates ajudaram a criar a área da Mesopotâmia, conhecida como crescente fértil. O silte é muito quebradiço, sendo mais fácil de trabalhar em um jardim.

Limo-argiloso

O solo limo-argiloso é um tipo de solo limoso que contém mais partículas de argila do que de areia ou silte. O barro em excesso o torna um solo de baixa drenagem, o que pode causar a podridão da raiz. Embora não seja o solo ideal, ele é uma boa escolha para plantas que necessitam de muita água para crescer. A composição do barro de argila pode ser melhorada pela adição de areia e matéria orgânica para aumentar a drenagem. Estrumes, adubo, gramíneas e folhas são tipos de matéria orgânica que podem ser introduzidos em um solo limo-argiloso.

Argiloso

O solo argiloso é um tipo de solo pegajoso e maleável que retém mais umidade do que solos arenosos ou francos. Solos de argila não desmoronam facilmente quando compactados. Na verdade, eles podem ser esticados e manipulados sem quebrar, e é por isso que a argila é comumente usada para a produção de esculturas no mundo da arte. A alta taxa de retenção de água em solos de argila pode causar podridão radicular em plantas se a área receber muita água. Retenção de água boa também significa boa retenção de nutrientes, o que reduz a quantidade de fertilizante necessária em um jardim. A alta capacidade aquática do solo argiloso é boa em áreas com pouca precipitação. A textura do solo argiloso pode ser melhorada pela incorporação de matéria orgânica e areia para aumentar a drenagem.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível