Tipos de drapeados de tecido em figuras de moda

Escrito por heather berkowe | Traduzido por pina bastos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Tipos de drapeados de tecido em figuras de moda
Drapear muitas vezes é o primeiro passo do processo de desenho de moda (PhotoObjects.net/PhotoObjects.net/Getty Images)

Os humanos têm drapeado panos desde que a história vem sendo registrada. Diferentes tipos de drapeados oferecem visuais diferentes, cada um apropriado para diferentes eventos e graus de elegância. O drapeado é criado ao manipular-se o tecido, como segurar em um lugar com uma fita ou fecho e soltar em outro, criando dobras, junções e camadas de pano. Na indústria da moda, o drapeado é realizado pelo produtor de moldes ou pelo desenhista, para criar o visual desejado. Drapear no molde permite ao desenhista ver o resultado final e melhorar a construção e os detalhes estéticos do trabalho antes que a roupa seja finalizada.

Outras pessoas estão lendo

Junções

As junções são as formas de manipulação de tecidos mais usadas. Juntar, ou franzir, o tecido é feito passando-se uma agulha com linha através do pano e juntando-o para que fique com uma fração do comprimento original. O tecido original geralmente é um retângulo que se torna uma forma triangular depois de franzido. Juntar o tecido permite que ele fique menor em um lugar, como na cintura, e maior na bainha. Isso cria volume e uma bela forma de sino. As junções podem ser aplicadas por igual em torno de uma área ou em um lugar determinado, como no topo de uma manga, criando franzido e volume na altura do ombro. As junções podem ser aplicadas nas duas pontas do tecido para criar um visual trançado.

Capuzes ou drapeados

Um capuz ou drapeado é um empilhamento de tecido que geralmente mergulha e colapsa no centro. Esses drapeados são feitos de uma peça única de tecido e são criados para colapsar ou permitir ao pano que caia no centro de duas extremidades presas. O tecido deles é cortado no sentido reto e colocado no centro da roupa, mas é frequentemente enviesado nas costuras dos lados. Esses drapeados podem ser colocados no centro ou nas costas dos decotes, nos quadris e ocasionalmente em uma saia. Como são normalmente feitos de uma peça única e exigem muito pano, eles são mais vistos em roupas de noite e vestidos e blusas elegantes.

Evasês

Evasês são cones de volume que se estendem da bainha para a extremidade plana ou costura de uma roupa. São criados cortando-se a bainha de uma roupa muito mais larga que a parte de cima. O molde de um estilo evasê em geral é um quarto de círculo e tem a forma de um triângulo para criar volume na bainha. Os evasês são principalmente vistos em saias e vestidos, em que a cintura é justa e a bainha tem volume para fora. Mangas evasês são outro estilo popular. O topo da manga é justo na cava e a bainha do punho é cortada muito mais larga, criando cones evasês. Além das junções e franzidos, os evasês são a única outra maneira de criar uma saia muito volumosa.

Gomos

Os gomos são pedaços de pano inseridos em uma roupa para criar volume extra em lugares escolhidos. Eles ajudam a adicionar volume de qualquer área para outra. São peças triangulares de pano, frequentemente acrescentadas a saias ou vestidos. Os gomos são feitos nas costuras princesa ou nas costuras laterais, geralmente começando no quadril ou no joelho e alargando na bainha, criando um visual trompete. Eles podem ser do mesmo tecido ou de outro contrastante. Podem ser costurados na mesma altura ou assimetricamente, como um detalhe de desenho. Os gomos foram particularmente populares em meados do século 19, com a loucura das anquinhas e da linha princesa.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível