Tipos de madeiras usadas em telhados

Escrito por emily beach | Traduzido por gabriela cubayachi
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Tipos de madeiras usadas em telhados
Tipos de madeira para construção de telhados (Velo Steve: Flickr.com)

A madeira compensada é um material de construção utilizado como uma alternativa barata e eficiente para a madeira comum. Ela geralmente é usada como parte do sistema de molduras de uma casa, e pode agir como um componente para reforçar e cercar paredes e telhados. Um número de diferentes tipos de madeira compensada e produtos similares é usado para construir telhados, e cada um oferece características e benefícios diferentes para os construtores e proprietários da casa.

Outras pessoas estão lendo

Tipos

A madeira compensada tradicional é o material mais caro para a construção de telhados. O painel de tiras orientadas tem substituído o uso da madeira compensada nos Estados Unidos na maioria das construções de telhados. Ela é mais acessível e uniforme, mas precisa ser protegida da água e da umidade. A chapa de fibra é ainda mais acessível, mas não é tão forte e duradoura quando a madeira compensada e o painel de tiras orientadas. Madeira compensada feita para repreender o fogo ainda é usada onde incêndios são grandes preocupações.

Fabricação

A madeira compensada é feita de pequenas tiras de madeira coladas com resina. A resina é misturada com um material para retardar o fogo em situações em que a madeira compensada resistente ao fogo é necessária. O painel de tiras orientadas é feito de retalhos de madeiras, que são comprimidos para formar um painel denso e sólido. As tiras são colocadas em uma direção, para criar um padrão uniforme e consistente. A chapa de fibra é feita de fibras de madeira, que são pressionadas juntas em padrões aleatórios, ficando entre o painel de tiras orientadas e a madeira compensada.

Considerações

Quando for escolher entre madeira compensada e outros produtos de madeira, há vários fatores a serem considerados. O painel de tiras orientadas é utilizado na maioria das casas por causa do seu custo baixo e da superfície uniforme. No entanto, ele precisa ser protegido da umidade, e muitos proprietários devem considerar pagar mais por madeira compensada para evitar problemas futuros no telhado. Embora muitos códigos de construção considerem que o painel de tiras orientadas, a madeira compensada e a chapa de fibra atendam aos mesmos propósitos, alguns códigos podem aconselhar o uso de algum desses materiais em vez dos outros. Também é importante considerar o peso deles e os níveis de vento. A madeira compensada funciona melhor com telhados pesados, enquanto a chapa de fibra não conseguirá sustentar-se contra materiais pesados ou ventos fortes.

Densidade

Os produtos para telhados vêm em diferentes variedades de densidade, que são escolhidas de acordo com o peso do telhado e da distância entre as vigas. Para materiais mais leves, use madeira compensada de 0,8 cm para dimensões acima de meio metro, e use placas de 1,27 cm para dimensões acima de 80 cm. Dimensões acima de 1,2 m exigem madeira compensada de pelo menos 1,27 cm, com vigas que não estejam a mais de 40 cm de distância. A chapa de fibra deve ter praticamente o dobro de densidade do painel de tiras orientadas e da madeira compensada para cobrir as mesmas medidas.

Instalação

Não importa qual tipo de material for escolhido, una-os com as vigas do telhado usando pregos galvanizados ou de aço inox. A madeira compensada deve ser colocada perpendicularmente às vigas, e as pontas das ligações devem estar apertadas. Cubra toda a superfície com papel de construção ou feltro de telhado, como uma barreira contra umidade. É particularmente importante que o painel de tiras orientadas esteja protegido contra água, por causa da sua tendência a cair quando molhado.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível