Tipos de solos encontrados no Brasil

Escrito por pedro santos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Tipos de solos encontrados no Brasil
As características do solo envolvem tons, composição e granulação de terra (Martin Poole/Photodisc/Getty Images)

O solo nada mais é do que uma série de decomposições rochosas que ocorrem com o tempo mediante fatores como calor, ação dos ventos, chuvas, processos erosivos e pela ação de seres vivos, especialmente fungos e bactérias. Por se tratar de uma fonte de recursos renovável, o solo é um elemento fundamental para a vida no planeta Terra. É um recurso vivo capaz de alimentar milhões de espécies de plantas e animais. No Brasil, grande produtor agrícola, o solo é considerado fértil na maior parte do território. O que diferencia os tipos de solo são os tons de terra, a composição e a granulação dos grãos, fatores que determinam a fertilidade.

Outras pessoas estão lendo

Terra roxa

Solo de extrema fertilidade, a terra roxa tem esse nome graças ao tom avermelhado do solo. Trata-se de um tipo de solo observado especialmente entre as regiões Centro-Oeste e Sudeste do País, sobretudo em Minas Gerais, São Paulo, Goiás e Mato Grosso do Sul. O solo de terra roxa é formado por decomposições rochosas de arenito-basáltico originadas há milhões de anos. Por sua vez, o arenito-basáltico surgiu do derrame vulcânico que devastou o planeta no passado, quando os grandes territórios da América do Sul e da África começaram a se separar. Esse solo é adequado à agricultura e possui grande concentração de minerais.

Massapê

De aparência bem escura, o massapê é facilmente encontrado na parte litorânea do Nordeste brasileiro. Típico de regiões tropicais, esse tipo de solo é formado a partir da decomposição de rochas escuras, calcário, filitos e grande concentração de argila. Apresenta consistência pegajosa na maior parte do ano. Mas no inverno, ou em períodos de muita seca, ele fica rígido. O massapê foi muito explorado no período da cana-de-açúcar do Brasil Colonial. Ainda hoje ele é usado no setor agrícola nordestino.

Tipos de solos encontrados no Brasil
O solo de massapê foi muito explorado no período da cana-de-açúcar do Brasil Colonial (Ryan McVay/Photodisc/Getty Images)

Salmorão

Adaptado ao cultivo de cereais, o salmorão é encontrado nos vastos territórios das regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste do Brasil. Ele é composto pela fragmentação de rochas do tipo gnaisse e de granitos. Graças aos grandes grãos, esse tipo de solo tem uma consistência mais solta. Isso faz com que a água da chuva arraste nutrientes para as camadas inferiores dele. Esse solo tem baixos teores de nutrientes, o que exige muita adubação para o cultivo.

Aluvial

Os solos aluviais são compostos graças à sedimentação rochosa em áreas de vales ou várzeas. Encontrado em grande parte do território brasileiro, esse tipo de solo se forma a partir da decomposição de rochas em locais de planície fluvial, como à margem de rios e lagos. São solos pouco evoluídos que apresentam riscos de inundações. Por isso, devem ser usados com cuidado, já que qualquer plantação pode ser facilmente perdida caso o lençol freático aumente em tamanho. São muito usados até hoje para o cultivo da cana-de-açúcar.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível