Mais
×

Tipos de tecido para caixas de som

O tecido é usado nas caixas de som para cobrir a grade ou a frente removível da estrutura do aparelho que esconde os alto falantes e dá a aparência ao conjunto. Fibras sintéticas são melhores para este fim, pois as naturais podem afrouxar com o tempo, fazendo o tecido perder a firmeza. Além disso, fibras naturais não são acusticamente transparentes, o que pode impedir que algumas frequências mais altas passem por elas.

A qualidade do tecido usado em caixas de som é importante para uma melhor acústica (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)

Tecido de grade acústico

É melhor comprar tecidos para caixas de som feitos especificamente para o uso em graves de alto falantes. Eles são chamados de tecidos acústicos de grade. Eles são feitos de fibras sintéticas que não se esticam e são macias para que as ondas sonoras possam passar, garantindo assim a transparência acústica. Eles podem vir em preto, cinza, marrom e outras cores naturais mais claras. Você pode comprá-los em lojas de materiais de som, lojas de eletrônicos ou de tecidos, bem como na internet.

Malha de poliéster

Se você não encontrar tecidos de grade acústicos, procure por malhas de poliéster em uma loja de tecidos. Elas são feitas de fibras sintéticas macias, o que preserva a transparência acústica. O poliéster estica um pouco mais do que o tecido de grade acústico, mas ele pode ser usado para envolver a grade e depois colado para não afrouxar. Ele ainda é bem mais barato e vem em uma grande variedade de cores.

Malha de aço

Algumas vezes, as caixas de som precisam ser instaladas em um ambiente no qual estarão sujeitas a danos, como em cômodos onde crianças pequenas brincam ou em áreas externas de shows. Nestes casos, considere instalar malha de aço na grade para protegê-la. Elas estão disponíveis para compra com malhas de diferentes resistências em lojas de materiais de som ou de aparelhos eletrônicos. Elas são fáceis de se trabalhar, cortar e moldar, podendo até ser pintadas. Instale-a sobre a grade e depois cubra-a com tecido acústico. Tenha em mente que o metal não é acusticamente transparente, o que diminuirá um pouco a qualidade sonora, pois a malha estará diretamente em frente aos alto falantes. Todavia, se as caixas de som devem ser protegidas, é uma boa troca, em termos de proteção e estética.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article