Tipos de treliças de madeira

Escrito por duane craig | Traduzido por luis felipe paulino carmelo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Tipos de treliças de madeira
Treliças de madeira são um dos pilares da construção civil atual (new home construction image by Peter Cox from Fotolia.com)

As madeiras usadas em armações devem atender a critérios rigorosos quanto à sua secura e composição. Os componentes superiores e inferiores são chamados de banzos. A madeira vertical e angular entre a parte inferior e superior das cordas é chamada diagonal. A madeira da armação é mantida unida por meio de placas de metal que são prensadas ​​no local quando a treliça é montada no lugar. Treliças de madeira podem ser encomendadas em lojas de arquitetura para que seus componentes tenham um acabamento ideal, o que permite deixá-la exposta.

Outras pessoas estão lendo

Tesoura simples e com asnas

As tesouras simples e com asnas assemelham-se a um tipo de suporte de teto usado em postes e vigas de construção, e são geralmente especificadas para espaços não maiores do que 7 metros. O banzo inferior e a diagonal muitas vezes são deixados expostos para criar um teto arqueado, com detalhes arquitetônicos. Versões modificadas destas tesouras podem atravessar distâncias maiores. Há um modelo diferente de tesouras com asnas, oferecendo maior capacidade de carga do que outras treliças padrão.

Tipos de treliças de madeira
Treliças com asnas expostas adicionam detalhes arquitetônicos (mt. angel abbey interior 2 image by Carbonbrain from Fotolia.com)

Tesoura tipo scizzors, tesoura dupla invertida e tesoura de três peças com seção central elevada

Estas treliças criam tetos arqueados em catedrais, com grandes vãos. A tesoura tipo scissors é normalmente usada em casas, enquanto a dupla invertida e as de três peças com seção levantada no centro são usadas comercialmente e em igrejas.

Tipos de treliças de madeira
A treliça com centro elevado cria espaços para tetos altos (interior roof framing image by jimcox40 from Fotolia.com)

Fink, Howe e Fan

Estes são os burros de carga das treliças modernas em madeira, e lidam com um grande número de vãos e cargas, principalmente para telhados. Modificações aumentam seus vãos e as capacidades de carga. As versões modificadas dessas treliças incluem o Double Fink, Double Howe, Fan modificado, Triple Fink e Triple Howe.

Tipos de treliças de madeira
Treliças de madeira podem ser criadas no estilo que for preciso (residential construction 4 image by Jim Parkin from Fotolia.com)

Simples e duplas

A treliça simples é usada frequentemente para telhados de estilo galpão, onde a inclinação do telhado é em apenas uma direção, geralmente a partir da frente do edifício para trás. A treliça dupla tem dois lados, em diferentes comprimentos. Estas são mais comuns em estilos de telhado com duas ou mais quedas d'água, nos quais o cume do telhado está fora do centro.

Gambrel, sótão e polinésia

O estilo gambrel cria um telhado de estilo celeiro com três cumes distintos. Por sua natureza, treliças tem linhas, o que permite que seja feita qualquer coisa com o espaço do sótão. Isso é um problema resolvido pela treliça para sótãos, com o grande centro aberto e com cordas dimensionadas para o transporte de cargas de piso. A treliça polinésia cria uma linha de telhado exclusivamente asiática com duas cristas subordinadas abaixo do centro do cume.

Cordas paralelas

Estas treliças fazem coberturas planas e pisos, e elas vêm em várias configurações para acomodar cargas, vãos e desenhos de construção. Elas são muitas vezes encomendadas com pouca inclinação, quando utilizadas para telhados, para ajudar que a umidade seja removida através das bordas.

Tipos de treliças de madeira
Treliças de cordas paralelas mantém os perfis da construção (floor trusses image by jimcox40 from Fotolia.com)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível