Tipos de vespas-do-barro

Escrito por kimberly sharpe Google | Traduzido por rodrigo castilhos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Tipos de vespas-do-barro
Tipos de vespas-do-barro (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

Existem inúmeros tipos de vespas-do-barro no mundo. A maioria delas é solitária, mas algumas vivem em pequenas colônias. Umas simplesmente cavam buracos no chão para habitar, outras constroem colmeias de barro, e umas poucas constroem casas de barro complexas. Grande parte das vespas que vivem no barro é pacífica e raramente ataca. Todas elas podem picar repetidamente se encurraladas ou provocadas, mas normalmente não procuram confrontos com seres humanos ou animais.

Outras pessoas estão lendo

Vespa-oleira

A vespa-oleira (Eumenes fraternus) normalmente constrói ninhos pequenos, com uma ou duas câmaras, feitos de barro e água, mas também habita ninhos abandonados que pertenceram a outras vespas. Ela enche a câmara (ou câmaras) com presas, como carcaças de besouros, aranhas e lagartas, e então, coloca larvas que eclodem e se alimentam da coleção de alimentos da câmara. As vespas adultas se alimentam apenas do néctar das plantas. Elas são preto brilhante com algumas listras brancas simples.

Vespa-assassina-de-cigarras

A vespa-assassina-de-cigarras (Sphecius speciosus) é muito grande e pode medir cinco centímetros de comprimento. Ela vive em tocas grandes rodeadas pelo monte de terra retirado do chão para fazer as cavidades. Esse inseto procura cavar sua toca em áreas ensolaradas. A assassina-de-cigarras coletará vários insetos para encher sua toca. Uma vez que a câmara esteja cheia de comida, essa vespa botará ovos. Quando as larvas eclodirem, elas poderão se alimentar facilmente da coleção de carcaças de insetos. A vesta-assassina-de-cigarras adulta se alimenta apenas do néctar das flores.

Vespa-velutina com ninho em forma de tubo de órgão

As vespas-velutinas (Trypoxylon politum) fêmeas constroem ninhos de barro compridos e complexos, pendurados em edifícios, pontes e outras estruturas. Os tubos desses ninhos muitas vezes são construídos em aglomerados que se assemelham aos tubos de um órgão. Elas enchem cada câmara do seu ninho de barro com carcaças de aranha para alimentar seus filhotes. Os machos permanecem no ninho para protegê-lo de inimigos e de outras vespas-velutinas enquanto a fêmea constrói mais tubos e forragens para voltar com a comida.

Vespa-velutina preta e amarela

A vespa-velutina preta e amarela (Sceliphron caementarium) constrói um ninho de barro arredondado. Cada ninho pode conter uma ou várias câmaras. As fêmeas e os machos recolhem grandes bolas de barro com as patas dianteiras, e em seguida, voltam ao ninho para construir. As cavidades são preenchidas com carcaças de aranha para alimentar as larvas de vespa que eclodem.

Vespa-velutina azul

A vespa-velutina azul (Chalybion californicum) não constrói seu próprio ninho de barro, e sim ocupa o ninho da vespa-velutina preta e amarela. Uma vez que essas vespas azuis localizam um ninho para ocupar, enchem-no rapidamente apenas com carcaças de aranhas viúvas-negras, as quais alimentarão as suas larvas que eclodirem.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível