Educação e ciência

Tipos de vigas metálicas

Escrito por chris kent | Traduzido por lucas de barros
Tipos de vigas metálicas

As vigas metálicas são usadas em edificações para uso comercial e residencial

Stockbyte/Stockbyte/Getty Images

Sejam elas para remodelar um edifício existente ou construir um novo, as vigas metálicas são uma parte importante de qualquer obra civil. Elas suportam a estrutura de um edifício, possibilitando que muitos arranha-céus se ergam sobre as grandes cidades ao redor do mundo. No entanto, existem muitos tipos diferentes dessa estrutura e nem todos desempenham a mesma função. É importante combinar o tipo certo de viga com cada trabalho de construção.

Outras pessoas estão lendo

Vigas "i"

As vigas "i" são o tipo mais comum utilizado na construção civil. A maioria delas é feita de aço e são moldadas na forma de uma letra "i" capital, cujos elementos horizontais superior e inferior são chamados de flanges para a força. A maioria dos edifícios comerciais usam esse tipo de viga em sua construção. É raro edifícios residenciais que as utilizem. Elas são utilizadas principalmente porque possuem uma capacidade de carga elevada, graças à sua forma geométrica.

Vigas cantiléver

Uma cantiléver (também chamada de estrutura em balanço) é um tipo de viga que se projeta para o exterior e é suportada em uma única extremidade. Elas podem ser usadas na construção de determinadas pontes, varandas e sacadas. A carga de peso desse tipo de estrutura é distribuída através de vigas de suporte fixadas à cantiléver, permitindo que ela se projete para fora de sua base.

Vigas mistas

As vigas mistas, também conhecidas como "chapa mista", são um tipo de viga composta de aço e madeira. O aço na viga é imprensado entre duas peças de madeira. Essa composição permite que uma viga leve seja forte o suficiente para suportar estruturas pesadas. A madeira nesse tipo de viga permite que ela seja pregada a uma estrutura, em vez de soldada, como as vigas metálicas regulares. Elas são frequentemente usadas ​​como uma alternativa mais barata em relação a todas as outras vigas de metal.

Vigas "T"

As vigas "T" são um tipo de estrutura tradicionalmente feita de concreto, mas que podem ser feitas com aço. Elas possuem a forma de uma letra "T" maiúscula. A parte superior, horizontal, é conhecida como flange, enquanto que a parte vertical é conhecida como o caule. Uma desvantagem do uso de uma viga em T é que ela não tem a flange inferior, que está presente em uma "I". Isso a torna estruturalmente fraca e menos ideal para as obras que exigem vigas de sustentação de cargas mais pesadas.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media