Mais
×

Tipos de vigas metálicas

Atualizado em 22 julho, 2017

Sejam elas para remodelar um edifício existente ou construir um novo, as vigas metálicas são uma parte importante de qualquer obra civil. Elas suportam a estrutura de um edifício, possibilitando que muitos arranha-céus se ergam sobre as grandes cidades ao redor do mundo. No entanto, existem muitos tipos diferentes dessa estrutura e nem todos desempenham a mesma função. É importante combinar o tipo certo de viga com cada trabalho de construção.

As vigas metálicas são usadas em edificações para uso comercial e residencial (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Vigas "i"

As vigas "i" são o tipo mais comum utilizado na construção civil. A maioria delas é feita de aço e são moldadas na forma de uma letra "i" capital, cujos elementos horizontais superior e inferior são chamados de flanges para a força. A maioria dos edifícios comerciais usam esse tipo de viga em sua construção. É raro edifícios residenciais que as utilizem. Elas são utilizadas principalmente porque possuem uma capacidade de carga elevada, graças à sua forma geométrica.

Vigas cantiléver

Uma cantiléver (também chamada de estrutura em balanço) é um tipo de viga que se projeta para o exterior e é suportada em uma única extremidade. Elas podem ser usadas na construção de determinadas pontes, varandas e sacadas. A carga de peso desse tipo de estrutura é distribuída através de vigas de suporte fixadas à cantiléver, permitindo que ela se projete para fora de sua base.

Vigas mistas

As vigas mistas, também conhecidas como "chapa mista", são um tipo de viga composta de aço e madeira. O aço na viga é imprensado entre duas peças de madeira. Essa composição permite que uma viga leve seja forte o suficiente para suportar estruturas pesadas. A madeira nesse tipo de viga permite que ela seja pregada a uma estrutura, em vez de soldada, como as vigas metálicas regulares. Elas são frequentemente usadas ​​como uma alternativa mais barata em relação a todas as outras vigas de metal.

Vigas "T"

As vigas "T" são um tipo de estrutura tradicionalmente feita de concreto, mas que podem ser feitas com aço. Elas possuem a forma de uma letra "T" maiúscula. A parte superior, horizontal, é conhecida como flange, enquanto que a parte vertical é conhecida como o caule. Uma desvantagem do uso de uma viga em T é que ela não tem a flange inferior, que está presente em uma "I". Isso a torna estruturalmente fraca e menos ideal para as obras que exigem vigas de sustentação de cargas mais pesadas.

bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article