O que são os tirantes da barra estabilizadora?

Escrito por justin cupler Google | Traduzido por matheus fragoso
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que são os tirantes da barra estabilizadora?
Em 1906, Alanson Brush criou um novo sistema de suspensão (Creatas Images/Creatas/Getty Images)

Em 1906, Alanson Brush criou um novo sistema de suspensão mais estável que apresentava mola espiral dianteira, amortecedor de choques e eixos dianteiros flexíveis. Tudo isso surgiu quando William Brush — o irmão de Alanson — bateu o seu carro devido ao sistema de suspensão rudimentar do veículo. Os sistemas de suspensão de hoje possuem uma barra — a barra estabilizadora — que abrange a suspensão dianteira — e, às vezes, a traseira — para auxiliar no comportamento dinâmico do carro. Um conjunto de hastes de metais, conhecidas como tirantes da barra estabilizadora, anexam as extremidades dessa barra, e têm um papel importante no veículo.

Outras pessoas estão lendo

Funcionamento dos tirantes da barra estabilizadora

Os tirantes da barra estabilizadora conectam o balancim à barra estabilizadora na parte dianteira do veículo, e a barra ao conjunto de cubos, ao chassi e ao corpo do eixo traseiro ao veículo. Essa conexão da suspensão mantém a carroceria nivelada ao máximo enquanto as curvas são realizadas rapidamente. Esse regulamento de rolamento evita que o peso do veículo desloque-se causando a perda de controle do carro.

Localização dos tirantes da barra estabilizadora

Os fabricantes automobilísticos instalam uma extremidade de cada tirante da barra estabilizadora na terminação das barras, e a outra extremidade dos tirantes da barra estabilizadora no controle do balancim.

Tipos de tirantes da barra estabilizadora

Existem dois tipos principais de tirantes da barra estabilizadora: um tipo de apenas uma peça e outro com várias. O tipo com apenas uma peça possui uma longa barra com parafusos nas extremidades. Os parafusos ligam as juntas universais para permitir pequenos movimentos de conexão.

Os tirantes da barra estabilizadora têm geralmente um total de 11 componentes, incluindo um parafuso de ligamento, quatro buchas de borracha, quatro arruelas, uma luva de metal e uma porca de retenção. Ao colocar as peças do tirante da barra estabilizadora, é necessário que se instalem todos os componentes na ordem correta. A não-realização desse procedimento resultará em uma má direção e barulhos na suspensão.

Sinais e sintomas de falha no tirante da barra estabilizadora

Quando a barra de tirante da barra estabilizadora apresenta um defeito, é difícil de identificá-lo — geralmente, esse defeito não faz barulho. Caso se perceba rolamento ou inclinação excessivos da carroceria ao se realizar curvas, é possível que as juntas universais estejam gastas e fazendo com que esses movimentos ocorram no veículo.

O tirante da barra estabilizadora de várias peças apresenta defeito devido à deterioração das buchas de borracha, o que resultará em rolamento ou inclinação excessiva da carroceria em curvas e em um um barulho musical da extremidade dianteira. A razão para se ouvir o barulho é que, quando as buchas apresentam defeitos, a conexão fica frouxa e balança de acordo com a pavimentação da estrada. Em alguns casos, um impacto pode dobrar ou quebrar a barra. Quando isso acontece, é possível ouvir uma leve fricção ou batida na extremidade dianteira, também podendo-se notar rolamento excessivo da carroceria.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível