O que é TOC

Escrito por josie ribeiro
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que é TOC
A compulsão por limpeza é um dos rituais obsessivos do TOC (George Doyle/Stockbyte/Getty Images)

O TOC, transtorno obsessivo-compulsivo, é um distúrbio psiquiátrico de ansiedade reconhecido pela Associação de Psiquiatria Americana. Ele é caracterizado por crises recorrentes de compulsões (práticas e hábitos repetitivos sem necessidade aparente) e obsessões (como crises de ansiedade e ataques de pânico). Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), esta desordem psiquiátrica está entre as 10 doenças mais incapacitantes das tarefas rotineiras e do trabalho. Conheça mais sobre este problema e, caso reconheça algum sintoma em você ou em alguém próximo, informe-se com um médico e viva com mais qualidade.

Outras pessoas estão lendo

Causas e sintomas

As causas da doença ainda não são muito claras, mas possivelmente têm origem multifatorial. Ou seja, envolvem aspectos genéticos, neuroquímicos, infecções cerebrais, lesões, fatores psicológicos e histórico familiar. Os sintomas surgem de pensamentos obsessivos do paciente que cessam apenas com a realização de certos rituais e compulsões para aplacar a ansiedade. Alguns exemplos são a preocupação excessiva com higiene pessoal ou da casa, necessidade de alinhamento ou ordem total de objetos e repetição de palavras ou gestos, entre outros hábitos compulsivos.

O que é TOC
Tomar vários banhos por dia para se livrar de germes é uma das compulsões mais comuns (Thinkstock Images/Comstock/Getty Images)

Formas mais comuns de TOC

As obsessões mais comuns estão relacionadas com pensamentos relacionados a sujeira, agressão, sexo impróprio, medos infundados, preocupações exageradas e perfeccionismo. Já a compulsão corresponde a um hábito repetido à exaustão, como lavar as mãos diversas vezes a ponto de machucar a pele, verificar portas, janelas, gás repetidas vezes seguidas, realizar atividades apenas em números pares ou ímpares, evitar certas palavras e cores. Alguns pacientes se tornam incapacitados de realizar até mesmo tarefas simples em função da dificuldade para tomar decisões. É importante procurar ajuda profissional para diagnosticar os sintomas de TOC ou, em alguns casos, de outros transtornos relacionados ou não.

O que é TOC
Uma das obsessões da pessoa com TOC é o medo excessivo e infundado (George Doyle/Stockbyte/Getty Images)

Tratamento

Os tratamentos mais efetivos para amenizar os sintomas do transtorno obsessivo-compulsivo são à base de remédios utilizados contra a depressão. Eles possuem a capacidade aumentar o índice de serotonina (hormônio que regula o apetite, o sono e o humor), que normalmente é baixo em pessoas com TOC. Também podem ser desenvolvidas terapias de exposição como o tratamento cognitivo-comportamental, que consiste em realizar atividades antes evitadas pelo paciente. O acompanhamento médico constante traz melhoras reais em até 80% dos pacientes e, em muitos casos, elimina os sintomas completamente. A família é muito importante na recuperação da doença ao ajudar a identificar rituais e demonstrar paciência e tolerância durante as crises de ansiedade.

O que é TOC
Acompanhamento médico constante é a melhor maneira de vencer o TOC (Digital Vision./Photodisc/Getty Images)

Famosos com TOC

Alguns famosos já revelaram que são portadores do transtorno obsessivo-compulsivo e suas histórias ajudam a desmistificar a doença e ajudar a quem está passando por momentos de dificuldade. O ex-jogador David Beckham tem obsessão por simetria e dualidade, e por isso organiza tudo em pares. O apresentador Jô Soares já removeu algumas palavras de seu vocabulário por acreditar que traria azar. No caso mais conhecido de celebridades com TOC, o cantor Roberto Carlos retirou diversas músicas de seu repertório por acreditar que algumas trazem má-sorte, só sai pela mesma porta que entrou, não usa roupas marrons (e não deixa ninguém usar à sua volta) e se ouve alguma palavra que traz azar, cospe três vezes.

O que é TOC
O ex-jogador David Beckham é um dos famosos que convive com o transtorno (Stuart Wilson/Getty Images Entertainment/Getty Images)

Não perca

Recursos

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível