Mais
×

Como tocar trinados no trompete

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

A realização de trinados labiais é uma técnica importante para ajudar a aumentar a flexibilidade dos lábios. Eles exigem anos de prática para serem dominados e são difíceis aos iniciantes. É importante começar com exercícios simples e lentos e caminhar gradualmente para os mais difíceis por meio da prática diária.

Instruções

A prática leva à perfeição dos trinados (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

    Abelhinha no bocal

  1. Tire o bocal da caixa e segure-o contra os seus lábios.

  2. Inspire fundo e comece a vibrar os lábios (abelhinha) com uma nota grave.

  3. Diminua gradualmente a abertura dos lábios e simultaneamente aumente o fluxo de ar para que a frequência da nota se torne cada vez mais alta. Deve soar como uma sirene.

  4. Reverta o processo trazendo a frequência de volta para baixo (o mais baixo possível). Repita esse ciclo algumas vezes até que seus lábios estejam aquecidos.

    Exercícios de flexibilidade

  1. Respire fundo e toque um Sol médio.

  2. Usando o mesmo aumento de fluxo de ar feito no exercício da abelhinha, leve a frequência acima para um Dó. Não utilize a língua.

  3. Volte para o Sol, depois para um Dó grave e então retorne para o Sol médio.

  4. Repita esse exercício passando para as notas graves cromaticamente. Por exemplo, quando você voltar para o Sol médio, aperte o segundo pisto para obter um Fá sustenido e repita o padrão mantendo o segundo pisto pressionado. Então, desça para o Fá, para o Mi e assim por diante até que você chegue ao Dó sustenido.

  5. Pratique esses exercícios diariamente utilizando um metrônomo para manter o ritmo constante. Com a melhora da flexibilidade, estenda os exercícios. Por exemplo, comece com o Sol médio, vá para o Dó e depois para o Mi antes de voltar às notas mais graves.

    O trinado labial

  1. Os passos acima são precursores importantes para que se aprenda a fazer um trinado labial. Para começar a praticar o trinado, alterne devagar entre duas notas de uma mesma escala, como de um Mi para um Sol mais agudo. Use o diafragma para aumentar o fluxo de ar na nota mais aguda e diminua o espaço entre os lábios ao mesmo tempo.

  2. Vá devagar e use um metrônomo para manter o ritmo constante. No começo, é mais importante manter o trinado uniforme do que fazê-lo mais rapidamente.

  3. Aumente a velocidade do metrônomo aos poucos, praticando os trinados em todas as posições do pisto.

Dicas

  • Pratique exercícios de flexibilidade e trinados todos os dias por não mais que 20 minutos. Eles cansam os lábios facilmente.
  • Controlar a língua também pode ajudar. A ponta dela deve chegar mais perto dos dentes quando você estiver aumentando as frequências das notas em ambos os exercícios.
  • Tente praticar os exercícios de flexibilidade sem o bocal ou o trompete. Faça simplesmente o formato de boca usado para tocar. Controle a vazão do ar e observe o que a língua, os lábios e o diafragma estão fazendo enquanto a frequência do ar muda.

O que você precisa

  • Trompete
  • Metrônomo
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article