Como se tornar um micro-destilador de álcool

Escrito por michelle labbe | Traduzido por caroline neri
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como se tornar um micro-destilador de álcool
Bebidas micro-destiladas são uma oportunidade de negócio (wine from the wood image by Iryna Shpulak from Fotolia.com)

O movimento das micro-destilarias é uma oportunidade de expansão para os empresários que querem seguir os passos das micro-cervejarias, que ganharam espaço durante os anos 1980 e 1990. Operar sua própria micro-destilaria necessita de mais do que entusiasmo em produzir bebidas destiladas; é preciso dinheiro e algum conhecimento sobre o assunto. Mas os donos de micro-destilarias de sucesso tomam uma série de caminhos diferentes. Alguns se concentram em aperfeiçoar uma única especialidade de produto, enquanto outros oferecem uma variedade de tirar o fôlego; alguns destinam-se ao mercado, enquanto outros se concentram exclusivamente no ofício, sem atenção ao marketing. Não há uma fórmula certa para mover a sua destilaria, uma vez que estiver pronta.

Nível de dificuldade:
Moderadamente desafiante

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Elabore um plano de negócios, detalhando antecipadamente as despesas e a renda projetada, assim como a forma como você pretende utilizar a micro-destilaria. Você vai precisar deste plano para mostrar para o seu gerente do banco ou possíveis investidores antes que eles se comprometam a conceder-lhe um empréstimo. Descubra a sua estratégia de negócio e a forma como você espera ganhar dinheiro: concentre-se em um único tipo de bebida, ou uma variedade; no mercado extensivo, ou foque-se na qualidade do álcool que você irá destilar.

  2. 2

    Obtenha um empréstimo do seu banco ou procure doadores ou investidores para financiar os custos iniciais da sua micro-destilaria. Como em qualquer negócio, você vai precisar investir bastante dinheiro antes que você possa abrir o negócio e começar a ganhar este dinheiro de volta. Você pode esperar custos iniciais de pelo menos R$ 20.000,00.

  3. 3

    Obtenha todas as licenças estaduais ou locais necessárias para operar uma destilaria. Você vai precisar de uma autorização da Abrabe (Associação Brasileira de Bebidas), bem como os regulamentos exigidos para que você complete esse passo do processo. Depois disso, sua destilaria estará pronta para os negócios.

  4. 4

    Pesquise a arte das micro-destilarias. Leia livros sobre o assunto, mas também visite algumas e converse com os destiladores. A experiência vinda de alguém que conhece a área é preciosa para quem quer aprender a operar a sua própria micro-destilaria. Observe os regulamentos, técnicas e estratégias de cada uma delas.

  5. 5

    Obtenha o local para montar sua micro-destilaria. Certifique-se se é separada para a produção de álcool destilado, e se está de acordo com todas as leis federais e locais sobre a fabricação e venda de álcool. O tamanho da propriedade que você necessita irá depender do tamanho da micro-destilaria que você pretende operar. Uma pequena destilaria não precisa de muito mais do que uma sala para alojar o equipamento. Contudo, o tamanho do equipamento necessita de teto alto, que tenha pelo menos 4,9 metros de altura.

  6. 6

    Compre o seu equipamento de destilaria. Você pode fazer o seu próprio alambique se quiser, mas pode ser mais fácil comprar o equipamento. A quantidade e a escala do equipamento que você comprará depende de quão ambiciosos são seus planos. Você provavelmente vai querer um alambique com capacidade para pelo menos 150 litros. A maioria dos modelos são destiladores aquecidos à vapor e equipados com uma coluna de retificação. Você também vai precisar de moinhos de rolo, um espremedor e bombas com parafusos de alimentação para esmagar e processar a fruta que está sendo fermentada no álcool, bem como tanques para armazenar a mistura da fermentação.

  7. 7

    Envie a documentação necessária à Abrabe para solicitar uma licença para produção de bebidas destiladas. Dependendo da natureza exata da micro-destilaria que pretende abrir e sua localização, os formulários que você precisará irão variar. Você deve ter uma licença federal para operar sua micro-destilaria e ter todo o equipamento pronto antes de enviar a papelada. Esteja preparado para esperar, pois o processo de licenciamento pode se estender por vários meses.

  8. 8

    Obtenha quaisquer outras autorizações necessárias. Se você pretende vender bebidas em sua destilaria ou se quiser vender bebidas espirituosas de outros fabricantes ou bebidas de malte, pode ser preciso pedir ainda uma licença para venda no local, dependendo das leis. Se você quiser vender seus produtos para os consumidores em sua destilaria ou em uma sala de degustação, você pode precisar de uma licença para se tornar um vendedor.

  9. 9

    Solicite licença para disponibilizar seus produtos para venda em todo o estado. Contate o órgão responsável para obter informações específicas sobre como se candidatar. Promova e comercialize seus produtos como você deseja - promovendo em bares e restaurantes, participando de seminários e degustações ou em feiras do setor.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível