×
Loading ...

Por que os tornozelos incham no calor?

Atualizado em 21 novembro, 2016

Os tornozelos incham devido a um acúmulo anormal de fluidos. Esse tipo de inchaço é conhecido como edema periférico e existem várias razões pelas quais eles podem ocorrer, principalmente quando está calor. É melhor consultar um médico se seus tornozelos estiverem inchando, para descartar quaisquer outras condições médicas.

O inchaço no tornozelo acontece devido ao acúmulo de fluidos (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Ficar de pé por muito tempo

Nos meses do verão, as pessoas ficam fora de casa por longos períodos de tempo, pois têm uma tendência a irem a mais lugares e realizarem mais atividades nessa época. Além disso, é possível que fiquem de pé durante muito tempo, e os tornozelos incham quando você fica parado em um mesmo lugar sem se mexer por um longo período.

Loading...

Dieta

As pessoas tendem a comer alimentos mais salgados no verão. Os churrascos são um passatempo popular para muitas pessoas quando o clima fica mais quente. O sal é adicionado à carne, além do sal nos condimentos e acompanhamentos, de forma que a maioria das pessoas não percebe quanto sal está consumindo. O consumo excessivo de sal causa a retenção da água, que leva ao inchaço nos tornozelos.

Superaquecimento

O inchaço dos tornozelos quando você se aquece demais é conhecido como edema de calor. Essa condição ocorre quando seu corpo não consegue se livrar do sal e da água e, então, retém os fluidos ao invés de excretá-los.

Expansão dos vasos sanguíneos

Quando está calor, seus vasos sanguíneos se expandem e podem permitir que os fluidos vazem para os tecidos à sua volta. A gravidade puxa os líquidos até suas extremidades inferiores e causa o inchaço.

Prevenção e solução

Evitar o edema de calor é fácil. Movimente-se quando achar que está há muito tempo sentado ou de pé. Exercícios como caminhadas podem reduzir muito ou até eliminar esse tipo de inchaço. Limite o consumo de sal, pois o excesso da substância fará com que seu corpo tente dilui-lo e a produção excessiva de líquidos causa o edema. Tente se manter o mais fresco possível.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...