Trajes renascentistas femininos são relativamente simples de fazer: muitos consistem nas mesmas peças de roupa básicas dispostas em camadas para gerar o efeito desejado. Para uma roupa de cigana ou cartomante, use uma chemise curta junto com algumas saias e lenços. Você pode fazer o traje usando os tecidos coloridos que desejar e sua máquina de costura.
Instruções
-
Tire suas medidas dos ombros até os joelhos e entre os ombros. Meça também a distância entre os ombros e o cotovelo, e acrescente dez centímetros.
-
Escolha o tecido para sua chemise. Corte dois retângulos com o comprimento dos seus ombros até os joelhos e com a largura da medida entre seus ombros -- esse será o corpo de sua roupa. Corte mais dois retângulos cujo comprimento seja a medida do ombro até o cotovelo, e a largura seja de 50 cm -- essas serão as mangas.
-
Disponha em uma superfície plana todas as peças retangulares no sentido do comprimento. Corte os cantos superiores em todas elas na diagonal, removendo 15 cm.
-
Coloque a diagonal de um dos lados das mangas junto às diagonais no tecido do corpo da roupa. Use alfinetes para uni-las e costure a 0,60 cm das extremidades.
-
Una as diagonais restantes das mangas às diagonais da outra peça do corpo da roupa. Costure e pressione todas as bainhas abertas.
-
Alinhe as laterais do corpo da roupa às laterais das mangas, una-as usando alfinetes e faça uma única costura.
-
Dobre para baixo 0,60 cm das extremidades do pescoço e da bainha da chemise, e use o ferro para achatá-las. Dobre para baixo mais 1,60 cm de tecido e alfinete-os; costure a extremidade da bainha e do pescoço ao longo da dobra, deixando uma abertura de 2,5 cm no centro da parte anterior da chemise. Passe o cordão dentro desse buraco para deixar a gola solta e franzida.
-
Repita o passo 7 para as mangas.
Como fazer uma chemise renascentista
-
Meça a circunferência de sua cintura e a distância da mesma até o solo, e adicione 7,5 cm. Corte um retângulo de tecido cujo comprimento seja a distância da cintura até o solo e cuja largura seja três vezes a circunferência da cintura. Corte outro retângulo cuja largura seja de 10 cm e seja a circunferência da cintura mais 2,5 cm.
-
Pegue o retângulo menor, que será o cós, dobre 1,50 cm das extremidades menores para baixo e costure. Dobre o retângulo ao meio no sentido da largura de forma que ele tenha aproximadamente cinco centímetros de largura e esconda as extremidades menores. Passe a ferro.
-
Alfinete e costure as extremidades maiores do outro retângulo, deixando uma abertura de 18 cm no topo. Dobre para baixo 1,50 cm das extremidades restantes, depois mais 2,5 cm, costure e passe o ferro. Essa é a bainha.
-
Deixe franzida a extremidade restante e use o alfinete para uni-la às extremidades do cós. Costure-os usando uma dobra de 1,50 cm e passe o ferro em direção à cintura.
-
Corte um pedaço de cordão cujo comprimento seja duas vezes a medida de sua cintura. Deslize-o através das aberturas do cós.
Fazendo uma saia renascentista
-
Escolha vários tecidos de cores diferentes daqueles de sua saia e da chemise. Corte três retângulos de 2 m x 30 cm.
-
Dobre cada retângulo ao meio no sentido do comprimento. Una as extremidades maiores dos retângulos com alfinetes e costure a uma distância de 1,50 cm das extremidades.
-
Vire os retângulos de forma que as dobras não estejam visíveis. Dobre para dentro 1,50 cm das extremidades sem acabamento e prenda-as usando alfinetes. Costure as extremidades restantes e passe o ferro.
-
Coloque a chemise e puxe os cordões para que a gola fique levantada, então dê um nó. Faça o mesmo para as mangas. Coloque a saia sobre a chemise e amarre os cordões às suas costas. Ajuste a chemise para que o tecido fique frouxo e caia sobre o cós da saia.
-
Pegue um dos lenços e amarre-o ao redor da cintura, deixando as extremidades longas caírem sobre um quadril. Amarre um segundo lenço frouxo ao redor da cintura, deixando um dos lados caírem à altura do quadril. Pegue o terceiro lenço e amarre-o em sua cabeça, deixando as extremidades caírem sobre suas costas.