Trajes orientais: seus designs e cores

Escrito por caitlynn lowe | Traduzido por jonatan franco
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Trajes orientais: seus designs e cores
A roupa tradicional em um país muitas vezes varia de acordo com o sexo e a idade (Nisian Hughes/Digital Vision/Getty Images)

Os trajes tradicionais da Ásia Oriental muitas vezes chamam a atenção por trazer cores brilhantes e formas simples, mas cada país possui seu próprio estilo em relação ao vestuário. As versões masculinas e femininas destas roupas também possuem algumas variações. Hoje em dia, até mesmo em seus países de origem, estas peças de vestuário em geral aparecem em ocasiões formais e cerimoniais.

Outras pessoas estão lendo

Vestuário japonês

O quimono permanece como a forma mais tradicional do vestuário japonês. A largura padrão de um quimono é de cerca de 35 centímetros, mas a pessoa pode alterar o comprimento ou a largura da manga, e conforme necessário, reduzir ou aumentar as costuras. A roupa tem a frente aberta que se sobrepõe, e um "obi", ou faixa em torno da cintura para manter o quimono fechado.

Um quimono feito para homens pode ser feito nas cores azul ou cinza profundo, com poucos ou nenhum desenho. Um quimono feminino possui uma ampla gama de cores brilhantes, de vermelho até amarelo pastel, e muitas vezes possui desenhos, como flores de cerejeira por exemplo.

Trajes orientais: seus designs e cores
O quimono é o vestuário mais tradicional do Japão (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Vestuário chinês

O vestuário chinês tradicional inclui o "pien-fu", a "ch'ang-p'ao" e o "shen-i." O pien-fu possui uma túnica na altura do joelho e uma saia que vai até o tornozelo. O shen-i também tem uma túnica e uma saia ou calça, mas o alfaiate costura estas duas peças juntas. O ch'ang-p'ao consiste em uma única peça que se estende do ombro até o calcanhar. Além disso, as mulheres podem usar o "ch'i-p'ao", um longo vestido formal que vai até o chão. Estes vestidos possuem gola alta e, muitas vezes, uma fenda na saia.

Vestes cerimoniais tradicionalmente usam tons mais escuros de várias cores, mas todos os projetos feitos consistem em tons brilhantes. Roupas casuais fazem mais uso de tecidos de cor clara, e certas cores combinam com determinadas épocas do ano: verde para a primavera, vermelho para o verão, branco e preto para o outono e o inverno, respectivamente.

Trajes orientais: seus designs e cores
O "ch'i-p'ao" também é conhecido pelos nomes "qipáo ch'i-p'ao", "cheongsam" e "mandarin gown" (Sky View/Digital Vision/Getty Images)

Vestuário coreano

O "hanbok" é a roupa coreana mais tradicional. A parte superior, o "jeogori," é muito parecida com uma blusa de gola V e mangas compridas, e os homens possuem mangas mais longas do que as mulheres. As mulheres usam uma saia grande e folgada chamada "chima", e os homens usam calças grandes e largas chamadas "paji".

Tradicionalmente, os plebeus usavam branco, que simbolizava integridade e pureza, enquanto os ricos escolhiam mais extravagância com cores mais vivas, como vermelho, amarelo, azul e preto, além do branco. Cada cor representa algo: fogo, terra, água, metal e madeira.

Trajes orientais: seus designs e cores
A versão feminina do "hanbok" possui uma saia, enquanto a versão masculina possui calças largas (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Vestuário vietnamita

O traje vietnamita mais comum, o "ao dai", apresenta uma túnica apertada que se estende um pouco após o joelho e calças largas que tocam o chão. A túnica é dividida para facilitar o movimento. A versão masculina da roupa, um manto chamado "ao gam", usa um tecido mais grosso do que o "ao dai".

A cor varia dependendo da idade. As meninas vestem branco e as moças solteiras mais velhas usam tons pastel. Mulheres casadas usam cores profundas com calça branca ou preta. Meninos e homens tendem a usar cores como marrom escuro ou outras cores discretas.

Trajes orientais: seus designs e cores
O "non la", um chapéu cônico, também aparece como um item tradicional do vestuário vietnamita (Digital Vision./Digital Vision/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível