on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como transcrever um arquivo MIDI em uma partitura

Atualizado em 17 abril, 2017

Arquivos MIDI contêm informações de texto digital, diferente de outros formatos de áudio. Softwares podem convertê-los em instruções que o computador usará para produzir sons e músicas. Por ser informação digital, um computador reconhece as notas tocadas em cada instrumento. Músicas MIDI estão disponíveis gratuitamente na internet. Se você for um aficionado por música, poderá baixá-las e transcrevê-las uma partitura pelo computador.

Instruções

Computadores transcrevem a música MIDI em segundos (sheet music image by charles taylor from Fotolia.com)
  1. Acesse o site da "Notation Software" e baixe a versão de testes do "Notation Musician". Esse programa ensina a ler partituras e a transcrever arquivos MIDI. "Notation Musician" permite abrir arquivos de um disco rígido ou conectar-se a arquivos MIDI na internet. Opções de múltiplas transcrições dão maior flexibilidade ao converter o MIDI em uma partitura. Por exemplo, pode-se instruir o programa a detectar múltiplos instrumentos em uma música ou limitar a detecção a um único. Essa característica é recomendada ao criar uma partitura de uma melodia de um único instrumento.

    Loading...
  2. Acesse o site do "MidiIllustrator" e clique em "Download", para testar o programa de notação musical do Midillustrator. Use esse aplicativo para criar partituras a partir de qualquer música em MIDI. Por exemplo, ao carregar uma música MIDI, poderá convertê-la em um arranjo para piano em um único passo. A formatação automática produz uma partitura organizada na tela do computador. Use "Layout Mode" (Modo Layout) para configurar as dimensões musicais, como compasso, pauta e notas.

  3. Acesse o site da "GVOX". A GVOX disponibiliza o "Encore", um programa de composição musical para PC e Macintosh. Com diversas ferramentas, o Encore oferece a flexibilidade para definir a aparência de partituras transcritas a partir do MIDI. Ative "Auto Part Extraction" (Extração automática de parte) e selecione um único instrumento ou toda a composição. Para gerar a partitura em outra tonalidade, use a função "Transpose" (Transpor). Você também poderá utilizar o Encore para criar uma música para violão, que mostrará o gráfico da disposição correta dos dedos. Clique em "Download" na página inicial, para testar o software.

Loading...

Dicas

  • Quando estiver procurando por músicas em MIDI para transcrever, use muitos sites como fonte e ouça diferentes versões da música. A qualidade da composição MIDI pode variar de acordo com a habilidade do arranjador. Por exemplo, pode-se encontrar uma versão mal arranjada de "Silent Night" em um site, mas uma bela edição em outro.

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...