Transferência de arquivo HTTP vs. FTP

Escrito por jay darrington | Traduzido por fabrício calmon
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Transferência de arquivo HTTP vs. FTP
Há duas maneiras de carregar o arquivo para um servidor ou um site: usando HTTP ou FTP (webphotography/iStock/Getty Images)

Muitos sites, como o Facebook ou blogues, permitem que usuários carreguem ou baixem arquivos, como imagens, para um fórum ou um blogue de software. Em ambos os casos, há duas maneiras de carregar o arquivo para um servidor ou um site: usando HTTP ou FTP.

Outras pessoas estão lendo

Carregando através de HTML

Para atualizar um arquivo para um site, tudo o que o usuário precisa é de um navegador de internet moderno. No entanto, da perspectiva do servidor, o programador do site deve implementar um sistema para poder lidar com um carregamento de arquivo. O programador tem várias opções para fazer isso, de um carregamento simples com base em HTML a formas mais avançadas, com linguagens como PHP e ASP, para uso em fórum ou blogs. Para baixar, tudo o que o usuário tem que fazer é clicar em um link.

Carregando através de FTP

FTP, ou "File Transfer Protocol", antecedeu o HTTP há algum tempo. No entanto, FTP é usado principalmente por webmasters e desenvolvedores de web que precisam fazer carregamento de arquivos diretamente para servidores. A fim de usar um servidor de FTP, você precisará de um cliente de FTP para se conectar a ele. Programas livres de FTP incluem FileZilla e CoreFTP e podem ser encontrados no final desta página.

Vantagens e desvantagens do HTTP

Os envios realizados através de HTTP fornecem um método incrivelmente simples de carregamento de arquivos para um servidor, com conhecimentos mínimos sobre transferências de arquivos. Baixar um arquivo também é incrivelmente fácil. No entanto, as desvantagens estão na falta de desempenho do HTTP ao realizar o envio do arquivo. Além disso, um programador precisa ter o conhecimento necessário para criar o formulário em HTML, a fim de realizar o carregamento. Isso é ainda mais verdadeiro se o arquivo for para uma rede social semelhante ao MySpace ou ao Facebook.

Vantagens e desvantagens do FTP

Usar um servidor de FTP oferece algumas vantagens por si só. Por um lado, um usuário pode usar um programa para executar um carregamento em massa para um servidor, não tendo que se preocupar em ter que repetidamente procurar pelos arquivos e enviá-los novamente usando um formulário. Baixar também pode ser realizado em massa. Infelizmente, um servidor de FTP ainda requer um cliente FTP para ser usado e a utilização de um seria particularmente difícil para aqueles que apenas queiram enviar uma ou duas imagens.

Diferenças

Em uma última análise, FTP e HTTP em transferências de arquivos possuem finalidades diferentes. O propósito da transferência de arquivos FTP é mais ou menos para manutenção do site e uploads em massa, enquanto HTTP é para o cliente final de algum trabalho e para usuários finais enviarem coisas, como filmes, imagens e outros arquivos para o servidor. Muitas vezes, um programador vai usar o FTP para fazer o carregamento dos arquivos que permitem que um usuário final possa realizar o envio via HTML/HTTP.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível