Como transformar meu computador em um instrumento musical

Escrito por chris anzalone | Traduzido por carolina pires
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como transformar meu computador em um instrumento musical
Use o teclado do seu computador como um controlador MIDI (computer image by blaine stiger from Fotolia.com)

O típico computador caseiro permite que você navegue na internet, veja vídeos, escute música, crie documentos de trabalho, jogue, e salve arquivos importantes. Além disso, você pode transformar o seu PC em um instrumento musical, que você pode usar para gravar músicas, ou até mesmo para tocar ao vivo. Enquanto os laptops funcionam melhor como instrumentos por sua natureza portátil, os desktops também podem exercer essa função.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Instale um programa de áudio digital MIDI. "MIDI", ou “Musical Instrument Digital Interface"(interface digital de instrumento musical), serve como uma linguagem de áudio digital pela qual é possível transmitir música inserindo notas como dados, um aspecto essencial se você planeja usar seu PC como um instrumento. É possível baixar um programa compatível com a interface MIDI online (veja abaixo, na seção Recursos), ou comprar um programa mais profissional como o Cubase, ACID ou Cakewalk.

  2. 2

    Instale um segundo programa que permite usar o teclado do seu computador para controlar os sinais MIDI. Simplificando, seu primeiro programa (indicado no passo 1) permite que você escolha timbres, enquanto o segundo programa permite que você gere estes timbres através de seu teclado, ao invés de utilizar um instrumento MIDI externo. O primeiro programa é um software de áudio digital, e o segundo é um controlador MIDI. Veja a seção "Recursos" abaixo para encontrar exemplos de programas controladores MIDI disponíveis.

  3. 3

    Abra seu programa de audio e habilite os sons gerados por MIDI. Clique em "File" (Arquivo) na barra de menus e selecione "New Track"(nova pista) (ou "New MIDI Track, se seu programa fizer essa diferenciação). Note que as pistas MIDI por vezes são chamadas de pistas "Software". Se você não vir esta opção no seu menu "File", procure por um menu "Track" na barra de menus, ou uma opção para criar uma nova pista na interface do programa. A pista irá aparecer horizontalmente na janela do sofware, como uma longa barra, feita para comportar gravações seguindo uma linha do tempo.

  4. 4

    Selecione um timbre de instrumento. Sendo o MIDI um formato inteiramente digital, você pode usá-lo para simular o som de qualquer instrumento disponível no programa. Clique duas vezes na sua pista MIDI para ver as opções avançadas, e localize as configurações de instrumento dentre as opções. Dependendo do programa utilizado, você deve escolher entre sons de piano, sintetizadores, percussão, teclados, baixos e até guitarras. Use o mouse para selecionar o instrumento de sua preferência.

  5. 5

    Abra seu programa controlador de MIDI e comece a apertar as teclas do seu teclado. Um teclado musical animado deve aparecer na tela, te guiando para indicar quais teclas correspondem a cada nota musical. Se você não ouvir nenhum som ao pressionar as teclas, volte ao seu programa de áudio e clique na janela "Options" ou "Preferences" (opções, ou preferências). De lá, acesse as suas configurações MIDI e selecione o seu programa controlador de MIDI nas opções em "MIDI In" ou "MIDI Input" (entrada MIDI).

  6. 6

    Toque música pressionando as teclas do teclado. Se você apertar o botão "Record" (gravar) no programa de áudio, você pode gravar e salvar a música que criou nas pistas MIDI. Conectando seu PC a um sistema de alto-falantes de grande porte, você pode usar o seu computador como um instrumento ao vivo.

Dicas & Advertências

  • Alguns programas, como o GarageBand, o Pro Tools e o Logic, contêm uma função interna que permite o uso do teclado como um controlador MIDI, evitando a necessidade de um segundo programa. Inspecione as especificações do programa que você usa antes de baixar o segundo programa, como indicado no passo de número 2.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível