Mais
×

Como fazer a transição de leite materno ou fórmula para leite integral

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Quando seu bebê estiver chegando ao primeiro ano, seu pediatra recomendará a troca de leite materno ou fórmula para o leite integral de vaca. Fazer essa transição não precisa se tornar um desafio. Com as instruções certas e um plano diário, você conseguirá fazer seu bebê começar a tomar leite de vaca sem nem perceber a diferença. Com quase um ano de idade o seu filho precisa de mais energia nutricional do que podem dar apenas o leite materno ou uma fórmula.

Instruções

Ofereça a nova bebida no copinho preferido da criança (cows' milk in glasses image by Maria Brzostowska from Fotolia.com)
  1. Misture 60 ml de leite integral com 180 ml de fórmula na primeira vez que for alimentar seu bebê. Sirva a mistura no copinho preferido dele, como sempre fez com a fórmula, e ele não notará a diferença. Geralmente o leite integral sozinho tem um gosto muito diferente para uma criança. Fazer essa mudança gradualmente evitará o estresse de introduzir uma bebida nova de maneira abrupta.

  2. Adicione o leite à fórmula numa medida 50%-50% no segundo dia (ou no terceiro, se o bebê teimar a aceitar a mistura). Repita o mesmo processo de alimentação de antes.

  3. Mude a mistura de leite-fórmula para só leite integral, sem fórmula, no terceiro dia se seu bebê não reclamou do gosto. Se a criança tiver notado a diferença e não aceitar o leite integral, diminua a mistura -- fazendo cada passo durar dois dias, não só um, até que ela comece a consumir de 480 ml a 700 ml de leite integral por dia.

Dicas

  • Lembre-se que cada bebê é diferente. Não há problema em estender o processo de transição para 1 ou 2 semanas se a criança não gostar do sabor do leite integral.
  • Substitua a fórmula por leite integral em cereais ou pudins se seu bebê não consumir a quantidade diária recomendada .

Aviso

  • Crianças menores de 1 ano não devem consumir leite integral.
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article