Mais
×

Como fazer transposição do bombardino para a trompa

Atualizado em 20 julho, 2017

O bombardino (eufônio) e a trompa têm diferentes níveis de tranposição de tom. O bombardino tipicamente toca em Dó (C) o que o torna um instrumento que não se transpõe. A trompa, porém, não é um instrumento que não se transpõe e é tocada em Fá (F), o que significa que está a um intervalo de quinta justa abaixo do que está escrito. Por esta razão, se você der uma música de bombardino para um trompista tocar sem transposição, a música vai soar uma quinta abaixo.

Instruções

O bombardino é afinado em Dó (C) e Si bemol (Bb) (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)
  1. Aprenda como transpor uma quinta acima. Uma quinta justa consiste de sete semitons para cima. Com este conhecimento você pode definir que uma quinta justa acima de Mi bemol (Eb) é Si bemol (Bb). Lá sustenido (A#) está também sete semitons acima de Si bemol, você usaria Lá sustenido porque Lá natural (A) é na verdade uma quarta de Mi (E).

  2. Transponha cada nota da partitura do bombardino uma quinta justa acima.

  3. Veja se a peça transposta está dentro da extensão da trompa. Na maioria dos casos, isto não é problema, já que a trompa cobre toda a extensão do bombardino. Entretanto, se a peça usa notas abaixo do Mi (E) duas oitavas abaixo do Dó central (C), você terá que transpor a música para uma oitava acima.

Dicas

  • Se a peça do bombardino está escrita em clave de sol significa que ele está em Si bemol (Bb) e não em Dó maior (C). Nesse caso, você precisará transpor uma sexta acima ao invés de uma quinta justa, com um total de nove semitons.
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article