Tratamento para Candida krusei

Escrito por ryan mchargue | Traduzido por eduardo marcal
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Tratamento para Candida krusei
Infecção por candida exige tratamente (infection image by Andrey Kiselev from Fotolia.com)

Candida é um género de leveduras (um tipo de fungo) que abrange um grande número de espécies diferentes, a maioria das quais vivem em hospedeiros animais, inclusive em seres humanos. A maioria é essencialmente inofensiva, mas algumas espécies podem causar candidíase, ou infecção por candida. Candida krusei são responsáveis ​​por entre um a três por cento dos casos de candidíase, e também são usadas ​​na produção de chocolate.

Outras pessoas estão lendo

Causas e sintomas

Candida krusei são comuns e muitas vezes residem dentro de um hospedeiro sem causar muito efeito negativo, porque o sistema imunológico da pessoa atingida e outros microorganismos (como bactérias) com os quais o fungo é obrigado a dividir espaço impedem-o de colonizar e causar uma infecção. Normalmente, as infecções ocorrem quando o sistema imunológico de uma pessoa está com algum grau de comprometimento, fazendo com que as células de Candida possam colonizar diversas áreas no interior do corpo. Isso também pode ocorrer quando uma pessoa está sendo tratada com antibióticos de amplo espectro, que matam grande parte da flora intestinal que se alimenta da Candida krusei e outras espécies de Candida. É por isso que muitas infecções sistêmicas de Candida ocorrem em ambiente hospitalar. O local da infecção varia muito, e cada um pode causar doenças e complicações diferentes.

Os sintomas da infecção por Candida krusei são muito variáveis, pois dependem do local da infecção e da colonização. Se ocorrem em uma área relativamente visível, tal como a boca, genitais, ouvidos, pele ou couro cabeludo, a infecção apresenta-se como uma película branca e com textura, o que, na verdade, é uma colônia fúngica em crescimento. A área pode coçar muito, e o fungo se espalha lentamente.

Geralmente, Candida krusei é mais um incômodo do que um perigo, causando infecções localizadas, mais comumente na pele, boca e vagina, levando a infecções fúngicas. Os sintomas incluem coceira, ardor, irritação e o escorrimento da vagina de um líquido se assemelha ao queijo cottage. A área também pode ser malcheirosa.

Em pacientes com um sistema imunológico comprometido, a Candida krusei pode levar a uma doença sistêmica, que é muito mais comum nesses pacientes do que em pessoas com sistema imunológico normal. Candidíase gastrointestinal pode estar presente sem apresentar sintomas, apesar de a pessoa afligida poder ter colônias de Candida krusei crescendo nos tecidos moles e úmidos da boca e do esôfago, que pode ser acompanhada por uma sensação de queimação. A Candida krusei pode invadir o trato respiratório, que se apresenta como uma dor de garganta ou uma sensação áspera e, às vezes, pode levar à pneumonia.

Na infecção por Candida sistêmica, espalhada por todo o sangue, os sintomas incluem uma febre de longa duração, lesões na pele e, por vezes, choque séptico e, em alguns casos, está associada com a infecção e colonização em múltiplos órgãos.

Tratamento e prognóstico

Tratamento de candidíase varia muito, dependendo da localização e gravidade da infecção. Infecções da pele geralmente são tratadas com antifúngicos tópicos, tais como clotrimazol. Candidíase gastrointestinal normalmente é tratada da mesma forma, adicionando antifúngicos orais. Candidíase sistêmica é tratada com fluconazol, um agente antifúngico comum. Normalmente, as infecções de órgãos são tratadas com fluconazol ou outros azóis semelhantes. Em ocasiões muito raras, antes de começar o tratamento com antifúngicos, é realizada drenagem cirúrgica dos locais de colonização e a colônia é extirpada.

A candidíase é uma infecção comum, especialmente em pessoas com uma imunodeficiência subjacente. O tratamento é muito eficaz e o tempo de recuperação é mínimo. Nos casos em que uma imunodeficiência grave está presente, a candidíase pode reaparecer depois de interrompido o tratamento.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível