Tratamento holístico para megacólon felino

Escrito por angela brady | Traduzido por jesse mourao
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Tratamento holístico para megacólon felino
Megacólon felino geralmente afeta gatos de pelo curto com mais de 6 anos de idade (cat image by maxthewildcat from Fotolia.com)

O megacólon felino é uma condição na qual o intestino grosso de um gato fica dramaticamente aumentado e entupido com fezes. Embora seja mais comum em gatos domésticos de pelo curto com mais de 6 anos de idade, o megacólon pode afetar qualquer gato, e na maioria dos casos a causa é desconhecida. Muitos tratamentos são eficazes, mas alguns veterinários e donos de gato preferem adotar uma abordagem holística.

Outras pessoas estão lendo

Dieta

O principal sintoma do megacólon felino é a obstipação severa, por isso, é útil garantir que o gato receba fibra suficiente. Há vários alimentos para gatos que contém maior teor de fibra, mas mesmo a dieta normal do gato pode ser suficiente se a fibra é acrescentada. Uma colher de sopa de fibra de psyllium ou abóbora em conserva misturados com alimentos secos comuns às vezes pode ajudar a fazer as coisas andarem antes que o cólon se expanda. Acesso livre à água fresca e limpa também é importante, pois a desidratação pode causar prisão de ventre.

Enemas

Enemas são o tratamento mais eficaz para gatos com fezes presas. O veterinário usa uma seringa ligada a um cateter de borracha vermelha para injetar uma solução de água com sabão ou gel medicado no cólon do gato, que normalmente estimula um movimento em suas entranhas. Embora o procedimento seja simples, ele nunca deve ser feito em casa, a menos que instruído por um médico veterinário. Uma mão inexperiente poderia facilmente perfurar o intestino do animal com a ponta do cateter, causando infecção sistêmica ainda maior.

Limpeza

Algo tão simples como limpeza frequente pode ajudar um gato com megacólon. Como os gatos se limpam constantemente, todo o pelo morto deixado na sua pele acaba em sua barriga. Se a quantidade de pelo é grande o suficiente, ela pode emaranhar-se e se amontoar, causando uma obstrução no intestino. Mesmo se o intestino estiver saudável pode ser difícil para o gato expelir, pelas fezes, grandes quantidades de pelo, e se o gato tiver megacólon, cuidados devem ser tomados para garantir que suas entranhas funcionem tão bem quanto possível.

Laxantes

Laxantes são usados ​​ocasionalmente para ajudar a liberar as fezes de gato constipado antes que se tornem presas. O Laxatone, por exemplo, é um gel popular que tem gosto de petiscos e ajuda a lubrificar os intestinos, permitindo que as fezes passem com mais facilidade. Este método é mais eficaz quando as fezes estão misturadas aos pelos. Laxantes à base de plantas, com o pó de casca de olmo, aveia e aloe ferox, também podem ser eficazes, mas é melhor verificar com o veterinário para a dosagem correta. Mesmo quando laxantes são dados na dose correta, eles podem não só aliviar a constipação, mas também causar diarreia.

Prognóstico

A maioria dos gatos com megacólon felino não respondem bem ao tratamento. Uma vez que as fezes presas são eliminadas, a causa da constipação deve ser tratada para evitar uma recaída. Alguns gatos sofrem de constipações constantes para o resto de suas vidas e devem ser mantidos em uma dieta com bastante fibra. Isso, combinado com a preparação apropriada e exames periódicos, deve assegurar que o megacólon não se desenvolva novamente.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível