Tratamento com infusão de remicade para artrite reumatoide

Escrito por m. gideon hoyle | Traduzido por josciel sousa
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Tratamento com infusão de remicade para artrite reumatoide
O remicade é usado para reduzir a dor e as deformações (Comstock/Comstock/Getty Images)

O Remicade é o nome comercial de uma forma particular de infliximab, um composto químico usado para combater a inflamação em casos de artrite reumatoide. A artrite reumatoide (AR) é uma doença comum na qual o sistema de imune ataca as superfícies das articulações levando à dor e deformação potencialmente paralisantes. Apesar da infusão de Remicade, ou tratamento intravenoso, poder ser efetivo no combate à AR, existe uma preocupação relevante sobre os efeitos colaterais que podem ser associados com o infliximab e outras substâncias relacionadas.

Outras pessoas estão lendo

Como o Remicade age?

O infliximab (Remicade) pertence a uma classe de medicamentos chamados de inibidores do TNF-alfa. Esses medicamentos agem bloqueando as atividades da citocina, uma proteína celular que agrava a inflamação nas articulações de pacientes com AR. As evidências sugerem que os inibidores de TNF-alfa não apenas são efetivos na diminuição da dor e da rigidez articular, mas podem também ajudar a parar o avanço geral da AR. Se você sofre com os efeitos debilitantes da AR, é provável que seu médico tenha mencionado os benefícios potenciais do infliximab ou de outros inibidores de TNF-alfa incluindo o adalimumab (Humira) e o etanercepte (Enbrel).

O que esperar durante a infusão

Antes de começar a infusão de Remicade, informe ao seu médico quaisquer outros medicamentos que você esteja tomando, incluindo outros inibidores de TNF-alfa. Não seja vacinado sem o consentimento do seu médico. Você também vai precisar de um teste de tuberculose antes do tratamento.

A infusão de Remicade geralmente é aplicada no consultório do seu médico. As infusões são aplicadas a cada duas a oito semanas e cada tratamento individual dura aproximadamente duas horas. Durante o tratamento você será monitorado de perto pelo seu médico ou por uma enfermeira para observar sinais de reação alérgica, incluindo erupções cutâneas, coceira, urticária, dificuldade respiratória, tontura, desmaio, convulsões, dor no peito ou inchaço no rosto, na língua, nas mãos, nos pés ou nas pernas. O médico ficará atento especialmente a algum problema relacionado ao coração, pois o Remicade é particularmente capaz de piorar esses problemas. Certifique-se de comunicar qualquer problema assim que ele ocorrer.

Riscos do uso de Remicade

O uso de Remicade e outros inibidores de TNF-alfa origina-se do desejo de escapar da dor e do potencial desfiguramento. Isso pode ser especialmente verdade, porque essas drogas são bastante efetivas para alcançar esses objetivos de tratamento. Ainda assim, antes de começar um regime de infusões de Remicade, você deve considerar completamente algumas das precauções relacionadas aos efeitos colaterais dos inibidores de TNF-alfa.

Em 2008 o Food and Drug Administration (FDA ou Administração de Alimentos e Drogas, em português) emitiu duas advertências separadas para os profissionais de saúde considerando os inibidores de TNF-alfa, incluindo o Remicade. A primeira observação apresentou os resultados de dez anos de monitoramento que encontrou uma potencial ligação entre os inibidores de TNF-alfa e o desenvolvimento de câncer em pacientes com AR com menos de 18 anos. A segunda observação denunciou a probabilidade dos inbidores de TNF-alfa bloquearem a detecção de infecções fúngicas graves. Em alguns casos, o atraso do tratamento resultante por esse mascaramento resultou em morte. Até 2009, os resultados desses achados ainda estavam sendo investigados. Além desses alertas, o uso de Remicade está associado com um risco aumentado de linfoma. Os portadores de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) podem estar particularmente em risco. É importar observar, no entanto, que o Remicade ainda é aprovado para o uso pelo FDA.

Para te ajudar a se resguardar durante o uso de infusões de Remicade, consulte seu médico detalhadamente sobre o potencial para essas complicações graves.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível