Tratamento magnético de água

Escrito por tyler lacoma | Traduzido por jesse mourao
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Tratamento magnético de água
O tratamento magnético da água serve para suavizar a água dura (Ryan McVay/Photodisc/Getty Images)

O tratamento magnético da água serve para suavizar a água dura. A água dura tem uma alta concentração de minerais dissolvidos, o que pode deixar depósitos em piscinas e encanamentos. A teoria por trás dos tratamentos magnéticos é que a aplicação de um campo magnético sobre a água irá puxar ou separar algumas partículas da água, criando um efeito de "amolecimento". Há poucas provas de que o tratamento magnético de água é tão eficaz quanto as outras opções, mas geralmente é menos dispendioso.

Outras pessoas estão lendo

Água dura

A água dura é uma água com elevado conteúdo mineral. Isto não se refere às partículas de minerais flutuantes, mas minerais que foram quimicamente dissolvidos na água, unindo-se às moléculas de água e tornando-se parte da mesma. Este processo é mais comum em minerais à base de carbono ou enxofre, como magnésio e cálcio. Quanto mais estes minerais são dissolvidos na água, mais "dura" ela fica. Quase toda água tem alguns destes elementos dissolvidos, mas a água que é classificada como"dura" tem muitos mais, normalmente 60 a 200 partes por milhão. Quando a água chega a este nível de saturação mineral, os efeitos tornam-se visíveis, e geralmente trazem problemas.

Problemas causados ​​pela água dura

Originalmente, observou-se que a água dura é resistente à espuma. Sabões e detergentes não produzem espuma tão facilmente em água dura, o que afeta a eficiência da limpeza com água. Muitas pessoas também conseguem distinguir a água dura da suave pelo sabor, que pode ser desagradável. O efeito mais importante da água dura vem dos depósitos minerais que ela deixa para trás. Estes depósitos, tais como os derivados de cálcio, podem descolorir roupas e cobrir banheiras e encanamentos com um resíduo conhecido como "escama". Com o tempo, estes depósitos podem obstruir tubulações e causar danos nos encanamentos. Nas piscinas, a água dura pode deixar escamas na superfície de pedra da piscina, tornando-se muito mais difícil de limpar.

Tratamento magnético de água

O tratamento magnético da água tenta usar ímãs para resolver o problema da água dura. O conceito é simples: a força do magnetismo puxaria os minerais da água, especialmente aqueles de origem metálica, consequentemente suavizando-a, ou pelo menos diminuindo a probabilidade de ela deixar depósitos. Outras afirmações de benefícios têm sido feitas sobre esse processo; por exemplo, ele foi anunciado como um tônico para prolongar a vida e proporcionar energia, mas a principal razão para tais sistemas de tratamento de água é o conforto da água "mole".

Dispositivos

Originalmente, eram utilizados ímãs permanentes, e os fabricantes os anexavam diretamente aos tubos, ou pelo menos nas proximidades. Obviamente, ímãs permanentes e magnetismo em geral podem afetar a posição dos tubos, e possivelmente, dobrar ou quebrá-los, por isso, eventualmente, os fabricantes substituíram os imãs por eletroímãs, que poderiam ser ligados e desligados. Estes sistemas são vendidos para serem ligados a sistemas de canalização ou de filtragem, e não devem ser confundidos com os filtros ionizantes mais caros, que utilizam um processo completamente diferente para amaciar a água.

Tratamento magnético de água
Ímã em encamento

Considerações

Alguns círculos científicos têm frequentemente levantado objeções à teoria do tratamento magnético da água, alegando que o processo não pode fazer nenhuma diferença real. Primeiro, porque quando os minerais são dissolvidos, eles mudam quimicamente sua composição, e não há provas suficientes de que poderiam ser atraídos por um efeito magnético. Em segundo lugar, se o dispositivo de tratamento magnético funciona, então eles deveriam apresentar uma película com os depósitos de minerais retirados da água, provando assim que os minerais são removidos, mas nenhuma empresa produziu estes tipos de resultados. Os Estados Unidos têm investigado as propriedades de tratamentos magnéticos de água várias vezes, principalmente em um estudo do exército, em 2010, para analisar a eficácia desses procedimentos, e nenhuma evidência com resultados relevantes foi encontrada (ver link em Referências).

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível