Tratamento oriental para a fibromialgia

Escrito por don amerman Google | Traduzido por kelly isayama
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Tratamento oriental para a fibromialgia
No oriente, há remédios antigos que têm como objetivo tratar a fibromialgia (oceanaris, http://farm4.static.flickr.com/3249/2596610412_ababf57a8c_o.jpg)

A fibromialgia é uma doença controversa, sendo tópico de debates fervorosos dentro da comunidade médica. Como se esse fato não fosse desconcertante o bastante, também parece haver pouca concordância sobre o tratamento da fibromialgia. Embora o debate sobre a fibromialgia ser real ou não possa se desenrolar por um bom tempo, remédios antigos do Extremo Oriente oferecem esperanças de alívio àqueles que têm a qualidade de vida prejudicada pelos sintomas da doença.

Outras pessoas estão lendo

O que é a fibromialgia?

Assim como a síndrome da fadiga crônica, a fibromialgia parece ser um conjunto de sintomas em vez de uma doença bem determinada. O termo fibromialgia significa "dor da fibra muscular", e essa dor é o sintoma mais frequente desse problema clínico. Mas também há outros sintomas, que incluem fadiga profunda, dificuldade para dormir, sensação de exaustão, depressão, dores de cabeça, ansiedade e síndrome do intestino irritável. Ainda não há um teste definitivo para confirmar o diagnóstico de fibromialgia.

Medicina tradicional chinesa

Wei Liu e Changzhen Gong, em um artigo escrito para o American Academy of Acupuncture and Oriental Medicine, examinam a abordagem única que a medicina chinesa tem em relação ao tratamento desse problema de saúde. Assim como na terapia medicinal do Extremo Oriente em geral, os sintomas associados à fibromialgia são encarados como desequilíbrios do organismo do paciente. Uma vez que esses desequilíbrios são identificados, medidas podem ser tomadas para restaurar a normalidade do corpo, corrigindo os problemas.

Desequilíbrio baço/coração

Liu e Gong escrevem sobre uma mulher chamada Donna, que estava sofrendo os sintomas da fibromialgia -- mais notavelmente a dor muscular profunda -- e não se sentia satisfeita com os profissionais da medicina ocidental. Ao ler sobre algumas das manifestações físicas causadas pelo que os chineses chamam de desequilíbrio entre o baço e o coração, Donna descobriu que os sintomas de tal desequilíbrio descreviam perfeitamente o seu problema. A medicina tradicional chinesa sugeriu que o problema fosse corrigido através de acupuntura e o uso de uma fórmula, feita com ervas, chamada Gui Pi Wan. Donna tentou ambos os modos de terapia e ficou satisfeita ao perceber que sua situação melhorou notavelmente com o tempo.

Estagnação do chi do fígado

Outra causa comum dos sintomas de fibromialgia é chamada de estagnação do chi do fígado, na qual o fígado invade o baço, interferindo em seu funcionamento adequado. Sintomas desse desequilíbrio incluem fadiga, depressão, falha de memória, insônia e dores musculares, todos os sintomas dos quais os indivíduos com fibromialgia sofrem. Os remédios tradicionais chineses para esse problema clínico incluem acupuntura em combinação com remédios ervais, chamados Gan Wan e Xiao Yao Wan.

Recorra ao oriente para obter alívio

Se estiver sofrendo com o que acredita ser sintomas de fibromialgia e, aparentemente, não conseguir encontrar alívio de maneira alguma com seu médico, considere se consultar com um praticante da medicina tradicional chinesa ou acupunturista. Muitos indivíduos do ocidente percebem que algumas das técnicas para o tratamento da doença no oriente oferecem alternativas viáveis à medicina praticada no ocidente. As fórmulas de ervas citadas acima podem ser encomendadas online.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível