Tratamento de parasitas humanos

Escrito por lisa parris | Traduzido por seiji shibukawa
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Tratamento de parasitas humanos
Siga os passos abaixo para aprender a se livrar de parasitas e manter sua saúde (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Um parasita é um organismo que vive dentro ou sobre outro organismo, drenando e absorvendo os recursos do hospedeiro e em nada contribuindo para sua sobrevivência mútua. Em humanos, a infestação parasitária geralmente é causada por vermes, como helmintos, que são protozoários unicelulares como o Cryptosporidium. Estes parasitas são mais comumente transferidos para o hospedeiro humano através da via fecal-oral, através da ingestão de alimentos ou água contaminados. Para aqueles que vivem com a infecção parasitária, uma série de opções de tratamento estão disponíveis. Empregando múltiplas estratégias, o "anfitrião" pode acelerar a saída dos organismos invasores.

Outras pessoas estão lendo

Sintomas

Uma vez que um parasita estabeleceu-se dentro do corpo humano, uma série de sintomas começa a se desenvolver. A maioria dos parasitas fixam-se no trato intestinal, o que pode levar a uma dor na parte inferior do abdômen, constipação, diarreia, náusea ou gás. Além disso, parasitas drenam grande parte dos recursos do corpo, o que pode levar o hospedeiro a sofrer de desnutrição e fadiga. A presença de parasitas também reduz a capacidade funcional do sistema imunológico, levando a uma maior incidência de doenças comuns, tais como resfriados e dores de garganta.

Detecção

Na dúvida de ter uma infecção parasitária, você pode examinar suas fezes para vermes visíveis ou colocar um pedaço de fita adesiva em todo o ânus durante a noite. Retire a fita adesiva na parte da manhã e inspecione visualmente para detectar sinais de vermes. Se nenhum desses testes caseiros confirmarem suas suspeitas, agende uma consulta com um profissional de saúde para um exame mais sofisticado.

Tratamento

Uma grande variedade de remédios caseiros têm sido desenvolvidos para lidar com as infecções parasitárias. Por exemplo, muitas pessoas ingerem alho para se livrarem de vermes. Os compostos químicos encontrados no sumo de alho possuem propriedades antiparasitárias naturais que funcionam dentro do corpo para destruir os ovos, reduzindo gradualmente a população parasita residente. Cravo-da-índia funciona de uma forma semelhante, assim como cebolas, sementes de abóbora, abacaxi, beterraba e cenouras. Para um tratamento anti-parasita saboroso, coma uma tigela de papaia coberto de mel, já que esta combinação parece ser particularmente eficaz quando se trata da remoção de parasitas. Também, não se esqueça de beber muita água para ajudar a expulsar os invasores do sistema.

Prevenção

Depois de ter se livrado de seus parasitas, você vai querer tomar medidas para impedi-los de voltar. Certifique-se de lavar as mãos depois de usar o banheiro e siga a lavagem com desinfetante para as mãos, só para ter certeza de que nada persistente na superfície de sua pele. Lave todas as frutas e verduras antes de usá-las na cozinha e certifique-se de remover todas as cascas antes de ingerir o produto. Mantenha suas mãos longe do seu nariz e boca, se possível, pois isso ajuda a reduzir as chances de transferência acidental. Sempre usar sapatos ao ar livre, já que ancilostomídeos podem entrar no corpo através das solas dos pés.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível