Tratamento para o penfigóide bolhoso

Escrito por george n. root iii | Traduzido por ale grassi
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Tratamento para o penfigóide bolhoso
O penfigóide bolhoso é uma doença que pode resultar em bolhas cutâneas dolorosas e constrangedoras (Thinkstock/Comstock/Getty Images)

O penfigóide bolhoso é uma doença que pode resultar em bolhas cutâneas dolorosas e constrangedoras. Até mesmo casos leves podem levar meses para serem tratados por completo. Entretanto, é possível oferecer alívio à medida em que a doença entra em períodos de remissão durante o tratamento.

Outras pessoas estão lendo

Identificação

O penfigóide bolhoso é uma doença que resulta em bolhas cheias de líquido que cobrem a pele dos braços, pernas, tronco e o interior da boca. O problema ocorre quando as células imunes conhecidas como imunoglobulinas começam a se ligar às células de proteína da pele, atraindo a inflamação. Ela é mais comum entre pessoas com mais de 50 anos de idade. Considera-se que a causa principal seja o sistema imunológico enfraquecido pela idade e a predisposição genética. De acordo com especialistas, um caso sem tratamento pode desaparecer em cerca de dez anos, enquanto um caso tratado pode ser curado em aproximadamente de 18 meses. O principal objetivo do tratamento é reduzir a inflamação, o que ameniza o crescimento autoimune na pele.

Esteroides

O tratamento com esteroides é feito com o uso de esteroides cortisona, conhecidos como corticosteroides. Eles podem ser aplicados diretamente na área afetada em forma de creme ou através de pílulas. A maioria das pessoas que sofrem desta doença toma pílulas. Elas ajudam a diminuir a inflamação e deter o acúmulo de células imunes. Ao término do tratamento, o corticosteroide é dado em doses menores a modo de reduzir a necessidade do organismo, consequentemente eliminando por completo a necessidade de tratamento.

Tratamentos intravenosos

O penfigóide bolhoso pode ser persistente e permanecer em evidência por um longo período de tempo, podendo também ser resistente ao tratamento com esteroides. Para os casos mais graves, o tratamento é intravenoso. O médico receitará um medicamento de imunossupressão, como a azatioprina, ou optará por usar injeções mensais de imunoglobulinas. A escolha de medicamentos é à discrição do médico e baseia-se na saúde e no histórico médico do paciente.

Quimioterapia

A quimioterapia é usada no tratamento quando a doença ocorre em várias partes do corpo. O medicamento usado durante o processo destrói o excesso de células imunes que percorrem o corpo através da corrente sanguínea. Isso faz da quimioterapia uma maneira eficaz de tratar infecções múltiplas. Seus medicamentos não são utilizados em conjunto com tratamento de radiação, entretanto, efeitos colaterais como náusea e fadiga estarão presentes.

Tratamento natural

Juntamente com os medicamentos prescritos no combate ao penfigóide bolhoso, alguns conselhos sobre como reduzir os efeitos das bolhas dolorosas também são oferecidos. Se as bolhas se formarem em sua boca, evite comer alimentos duros, tais como frutas e vegetais crus, pois eles podem afetá-las. Evite cortes e qualquer coisa que possa perfurar a pele no local infectado por causa de sua fragilidade. Se uma bolha estourar, limpe cuidadosamente a área e cubra com curativo para evitar novas infecções. Informe-se a respeito de suplementos vitamínicos para serem tomados junto com tratamentos de esteroides, uma vez que o cálcio e a vitamina D são conhecidos por ajudar no processo de tratamento.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível