Saúde

Tratamento para peritonite infecciosa felina com meloxicam

Escrito por claire blackwood | Traduzido por ana olson
Tratamento para peritonite infecciosa felina com meloxicam

O meloxicam não é um tratamento tradicional para a PIF

cat image by Pavel Vlasov from Fotolia.com

O tratamento para qualquer doença animal usando meloxicam, incluindo peritonite infecciosa felina (PIF), implica em alguns riscos, e os veterinários sempre alertam os donos a conhecer e compreender esses riscos antes de permitir o tratamento com este medicamento. O meloxicam não é considerado um tratamento tradicional para a PIF.

Outras pessoas estão lendo

PIF

A peritonite infecciosa felina (PIF) é uma doença viral grave encontrada em gatos; ela ocorre mais provavelmente quando há um elevado número de gatos em estreita proximidade. A PIF é uma doença fatal, embora os tratamentos possam resultar em remissões curtas. O tratamento de um gato diagnosticado com PIF é destinado primordialmente a aumentar o conforto do animal e sua qualidade de vida. É uma doença difícil de diagnosticar e também de tratar, de acordo com a WINN Feline Foundation.

Meloxicam

Meloxicam é um fármaco normalmente prescrito por veterinários para a inflamação, dor e artrite. Os usos da droga são "controle da dor pós-operatória e inflamação associada com a cirurgia ortopédica, ovario-histerectomia e castração quando administrado antes da cirurgia", de acordo com o fabricante, Boehringer Ingelheim Vetmedica. Apesar de não ser um tratamento comum para o PIF, alguns veterinários têm usado este medicamento.

Efeitos colaterais comuns

A correta administração deste medicamento pode ser complicada, uma vez que a margem entre uma dose segura e uma dose tóxica é muito estreita. Efeitos colaterais comuns do meloxicam são náuseas, vômitos, diarréia, perda de apetite, sangramento do nariz e perda de peso.

Efeitos colaterais graves

Os efeitos colaterais mais graves incluem úlceras de estômago, hemorragia interna e doenças do fígado. Alguns veterinários não prescrevem este medicamento para tratar gatos. Se o animal apresentar algum dos efeitos secundários após o uso de meloxicam, interrompa a medicação e pergunte sobre tratamentos alternativos. Esta droga pode danificar o fígado, especialmente em gatos idosos, levando a uma insuficiência renal. Um estudo da FDA demonstrou que, dos 305 gatos tratados com a droga,105 morreram de falha renal.

Tratamentos convencionais

Gatos com PIF são muitas vezes tratados com corticóides e antibióticos, e às vezes o tratamento pode incluir transfusões de sangue e fluidoterapia. Os veterinários prescrevem frequentemente drogas que suprimem o sistema imunológico, o que pode ajudar o animal temporariamente. No entanto, na maioria dos casos, um gato com PIF terá de ser humanamente eutanasiado.

Não deixe de ver

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media