Tratamento para queimaduras de corda em cavalos

Escrito por tatyana ivanov | Traduzido por rafael reis
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Tratamento para queimaduras de corda em cavalos
Queimaduras superficiais podem ser tratadas facilmente com a limpeza e bandagem diárias (cavalier image by Jorge Chaves from Fotolia.com)

Queimaduras de corda, ou queimaduras por fricção, são tipos de feridas nas quais pequenas áreas da pele e do pelo de um cavalo são traumatizadas pelo contato repetitivo com uma corda ou arreio. Essas feridas ocorrem frequentemente nas áreas das juntas do corpo do animal, incluindo o travadouro, e flanco. Nem todas as queimaduras por corda são as mesmas, e tratar dessas feridas requer primeiramente a avaliação da quantidade de dano causado à pele.

Outras pessoas estão lendo

Limpando a ferida

Manter a queimadura limpa é importante para prevenir infecções. A limpeza dessas feridas exige que o cuidador apare os pelos em volta da área atingida e então lave gentilmente com água fria. A feridas de queimaduras por cordas são incrivelmente dolorosas para os cavalos, e limpa-las pode intensificar a dor, então a maioria dos cavalos são contidos ou sedados durante este processo do tratamento. Depois da área lavada, a ferida é esfregada com uma gaze e sabão neutro. O sabão é então enxaguado com água fria. Para tratar adequadamente desse tipo de queimadura este processo deve ser repetido diariamente.

Removendo corpos estranhos

O tratamento de queimaduras de cordas em cavalos exige que se retire quaisquer corpos estranho que possam ter se prendido à ferida. Às vezes, fibras da própria corda que causou a queimadura podem ficar presas dentro da ferida. Este processo de tratamento envolve examinar a ferida com uma lupa e remover as partículas com uma gaze ou uma pinça esterilizada.

Enfaixando a ferida

É essencial que se mantenha a corda do cavalo sempre limpa e protegida. Devido ao fato dessas queimaduras se darem nas juntas móveis, pode ser muito difícil enfaixar corretamente a ferida. Várias gazes estéreis são geralmente aplicadas no local da ferida e então fixadas com fita médica ou veterinária. Essas bandagens são então trocadas todos os dias depois da limpeza da ferida para que se evite qualquer infecção. Isole o cavalo e evite movimentação desnecessária no local da ferida. Isto ajuda a manter as bandagens no lugar e encoraja a cicatrização.

Tratando a infecção

Uma infecção pode ocorrer ocasionalmente em um cavalo que tenha sofrido queimaduras por cordas. Um animal com infecção terá febre, ficará apático e sem apetite. Além disso, o local da ferida irá fica amarronzado ou esverdeado com um odor desagradável. Outros tipos de infecção, especialmente se diagnosticadas em tempo, podem ser tratadas aplicando sabão de iodo duas vezes por dia sobre a ferida.

Tratando cicatrizes

Queimaduras profundas podem causar cicatrizes na pele do cavalo no local da ferida. Quando a queimadura já estiver se curado adequadamente por meio de limpeza e bandagem, o tratamento da cicatriz pode começar. Este tratamento requer que se esfregue gentilmente o local da ferida com óxido de zinco ou um creme de lanolina, que tornam a pele mais flexível. Se a cicatriz for muito severa, um veterinário pode remove-la cirurgicamente.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível