Tratamento para feridas nos cotovelos de cães

Escrito por carrie glossmanz | Traduzido por lara scheffer
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Tratamento para feridas nos cotovelos de cães
Feridas nos cotovelos são comuns em todos os tipos de cães (Image by Flickr.com, courtesy of Wonderlane)

O tratamento para cotovelos de cães machucados varia, dependendo da causa exata da ferida. Antibióticos são comumente receitados pelo veterinário, já que são medicações anti-fungos e analgésicos para aliviar o desconforto. A cura exige que o dono se dedique ao animal, mas como o risco de infecção é alto, o tratamento deve ser feito com a supervisão de um veterinário.

Outras pessoas estão lendo

Causas

O tratamento depende do tipo de ferida no cotovelo que o cão apresenta. Exemplos comuns desses machucados incluem dermatite úmida aguda, sarna, infecções fúngicas e alergias. Doenças subjacentes internas também podem causar sintomas secundários na forma de feridas no cotovelo. Feridas de pressão, uma condição causada pela pressão excessiva concentrada em uma região do corpo, também são comuns em cotovelos de cachorros, principalmente entre cães deficientes.

Prevenção

Mantenha o cachorro livre de pulgas e ácaros para prevenir dermatite. Também mantenha-o limpo e com boa aparência. Cães deficientes que não podem se movimentar sozinhos precisam ser movidos frequentemente para que não desenvolvam feridas de pressão. Se uma lesão de pressão já se desenvolveu, você precisa garantir que o cachorro não continue a se deitar na área machucada.

Limpando a ferida

Feridas em cotovelos de cachorros precisam ser limpas para que o processo de cura comece. Remova o pelo ao redor e limpe a ferida com água e sabão. Você também pode usar uma solução de água e sal para limpá-la, pois isso removerá quaisquer fluídos.

Antibióticos

Antibióticos podem vir do veterinário em forma de comprimidos, mas geralmente são pomadas para serem administradas diretamente na ferida. A pomada antibiótica deve ser aplicada depois que o machucado tenha sido limpo. Depois de aplicá-la, envolva a ferida em gaze ou outro tipo de atadura estéril. Além dos antibióticos, o veterinário pode receitar analgésicos, medicações anti-fungos e anti-inflamatórios.

Considerações

O cachorro vai querer lamber a ferida, o que vai apenas agravá-la e causar uma possível infecção. Além disso, muitas pomadas antibióticas são tóxicas se ingeridas. Para prevenir que eles lambam ou mordam a ferida, os donos de animais geralmente usam uma focinheira no cachorro durante o período de recuperação. Uma alternativa às focinheiras são os cones colocados na cabeça que formam uma barreira protetora e previnem que o cachorro consiga lamber ou morder qualquer parte de seu corpo.

Avisos

Mesmo com tratamento, as feridas no cotovelo podem ser infectadas. Indicativos de que há uma infecção incluem o desenvolvimento de pus, odor, inchaço, rigidez, vermelhidão e sensibilidade em volta do machucado. O aceleramento das batidas do coração, fraqueza e febre ou calafrios também indicam uma infecção. Se seu cachorro apresentar qualquer um desses sintomas, você deve levá-lo ao veterinário imediatamente.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível