Tratamentos para ceratose folicular

Escrito por molly land | Traduzido por lucas de barros
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Tratamentos para ceratose folicular
Aprenda a tratar os sintomas da ceratose folicular (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

A ceratose folicular também é conhecida como doença de Darier ou doença de Darier-White. É um distúrbio genético da derme que afeta a pele, as unhas e as mucosas. Ela não tem cura, mas os sintomas podem ser mantidos sob controle com tratamento adequado. Essa condição provoca manchas escuras e com cascas, pelas quais escorre um líquido e sai um odor. Ela não é contagiosa.

Outras pessoas estão lendo

Cuidados com a pele

Lave a área afetada com um sabonete antibacteriano suave para ajudar a reduzir o odor. As lesões da ceratose folicular são perfeitas para as bactérias, as quais podem causar um odor desagradável se não forem mantidas sob controle. Se houver suspeita de infecção, aplique uma solução adstringente como a Domeboro. Use uma loção para pele seca, como a vaselina de cuidado intensivo que tem adição das vitaminas A e E. Aplique às erupções duas vezes por dia por um período de duas a três semanas para ver se há melhora. Uma loção hidratante como alfa hidroxi que contém ácido láctico ou ureia pode ajudar a reduzir a escamação. Evite ficar muito aquecido no verão, use protetor solar e roupas de algodão que permitam a circulação do ar. A umidade, o calor e a luz solar parecem agravar a ceratose folicular, então, fique em casa no ar condicionado sempre que possível.

Medicamentos

Aplique pomadas prescritas para tratar a sua ceratose folicular. Os géis retinoides tais como o tazaroteno e o adapaleno mostraram-se eficazes na redução de um surto no prazo de três meses, mas eles podem ser irritantes para a pele. O seu médico pode prescrever um creme de corticosteroide para combater essa irritação. Os medicamentos retinoides orais como a isotretinoína e a acitretina têm sido eficazes na redução dos sintomas de ceratose folicular na maioria dos pacientes. Elas trabalham para reduzir o espessamento, as pápulas e o odor da pele. No entanto, trazem efeitos colaterais, como a secagem das membranas mucosas e a sensibilidade à luz. Elas também podem causar efeitos colaterais graves, como defeitos congênitos, por isso devem usados métodos contraceptivos enquanto estiver tomando esses medicamentos. Os antibióticos também podem ser prescritos para tratar um crescimento excessivo de bactérias.

Cirurgia

Submeta-se a uma dermoabrasão para suavizar as lesões formadas pela ceratose folicular. A cirurgia a laser pode ser recomendada para remover lesões e afinar o espessamento da pele causado por essa doença. A terapia fotodinâmica, também conhecida como terapia da luz azul, pode ser recomendada pelo seu médico. Ela utiliza um medicamento sensível à luz combinado com um comprimento de onda de luz preciso que o ativa. Por exemplo, um creme que pode ser aplicado contém o ácido 5-aminolevulínico. Segue-se à aplicação de luz de comprimento de onda adequado em cima desse creme, o que faz com que ele possa reagir e produzir oxigênio que cura a lesão.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível