Tratamentos contra piolhos caninos

Escrito por stefanie reubell | Traduzido por ágata erhart
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Tratamentos contra piolhos caninos
Sempre fique atento quanto a piolhos em seu cão

Piolhos de cachorro são insetos predadores indesejáveis: são uma praga lisa, marrom com uma aparência oleosa e com uma vontade insaciável de se alimentar do sangue ou da pele de seu animal de estimação. Embora raramente os piolhos caninos ataquem humanos, eles criam problemas para os cachorros. Os piolhos levam os cães a se coçarem muito fazendo-os perderem seus pelos, além de desenvolverem anemia pela perda de sangue e até mesmo contrairem doenças que eles carregam e transmitem. Tratar rapidamente é vital. Sempre inicie o tratamento conversando com o seu veterinário ou outro profissional da área.

Outras pessoas estão lendo

Fatores de risco

Os piolhos geralmente atacam os cães mais fracos, estressados, com uma saúde ruim. Os cachorros correm perigo se estão doentes, mal alimentados, sem terem tido o suprimento necessário de comida e água. Outro fator de risco é quando eles brincam com outros cães infectados, que transmitem os piolhos ou as suas larvas diretamente. Além disso, alguns cuidadores não limpam os seus instrumentos corretamente, podendo espalhar os piolhos entre os animais.

Remédios naturais

Não existem garantias que remédios naturais agirão rapidamente e com a mesma eficiência que os tratamentos à base de inseticidas; contudo, possuem o benefício de não atacarem a pele e os pelos do cão e nem o meio ambiente. O primeiro tratamento natural é simplesmente esfregar bem. Usando um óleo como os de bebês, passe um pente para eliminar as lêndeas e os seus ovos dos pelos do cão. Faça isso fora de casa com o seu cão em pé em um papel colorido, para que você possa ver os piolhos e os varrer depois com facilidade. Colocar cedro onde o seu cachorro dorme e ao redor ajuda a repelir os insetos. Tente usar xampu de nim com aloe e alecrim para melhorar a pele irritada do seu animal. Use suco de limão fresco na pele dele para matar os ovos. Passe aspirador de pó nos carpetes várias vezes para eliminar os piolhos que estejam presentes.

Inseticidas e tratamentos à base de produtos químicos

Muitos donos de animais podem concluir que os tratamentos naturais não foram eficientes contra os piolhos. Nesses casos, é necessário um tratamento mais forte e químico. De acordo com o site Pet Education, alguns dos melhores tratamentos para matar os piolhos são shampoos inseticidase talcos com piretrina. Eles também recomendam inseticidas como firponil (nome de mercado: Frontline) e selamectina (nome de mercado: Revolution). Qualquer medicamento contra piolhos caninos deverá ser aplicado mais de uma vez já que os ovos devem ficar na pele por uma semana ou duas depois de iniciado o tratamento.

Prevenção

Tanto o tratamento à base de produtos químico quanto os de produtos naturais podem ser usados na prevenção contra os piolhos depois do tratamento. Banhos regulares ajudam a proteger a pele do cão transformando o seu animal em um ambiente que os piolhos não gostam. Você também pode colocar algumas gotas de óleo de malaleuca no xampu dele, já que isso também possui o benefício de um bom aroma. Incluir na dieta do seu animal bastante vitamina D ajuda a repelir insetos. Adicionar alho ou suco de limão na comida dele também pode ajudar a repelir piolhos e outros insetos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível