Mais
×

Como tratar gengivas inflamadas

Atualizado em 21 novembro, 2016

Gengivas inflamadas podem doer quando você comer e complicar o seu regime de higiene oral diário. Muitos fatores podem contribuir para gengivas inflamadas, incluindo higiene oral inadequada, comer muitos alimentos duros e fumar. Já que a falha no tratamento de gengivas inflamadas podem levar a problemas adicionais, incluindo retração das gengivas e perda de dentes, é importante combater a inflamação diariamente.

Instruções

Aprenda a tratar gengivas inflamadas (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)
  1. Modifique a sua rotina de limpeza. Manter uma higiene oral adequada é essencial para evitar a placa e gengivas inflamadas. Apesar da escovação diária e passar fio dental serem recomendados, eles podem contribuir para a inflamação das gengivas. Mantenha a escovação abaixo de três minutos, tomando cuidado para não aplicar muita pressão nas gengivas inflamadas.

  2. Use chás de ervas. Prepare um copo de chá verde para criar um enxaguante bucal calmante. Bocheche o chá várias vezes para lubrificar os seus dentes e sua gengiva. O chá verde contém antioxidantes que lutam contra as bactérias e a formação de placa. Utilize esse enxaguante após cada refeição para remover as bactérias e as partículas de comida. Evite usar chá verde industrializado, pois esses produtos têm altas quantidades de açúcar.

  3. Deixe a sua gengiva lubrificada para aliviar a inflamação. Enxague a boca com água depois de cada refeição para remover os restos de comida e para manter suas gengivas umidificadas. Beba, ao menos, seis copos de água diariamente para se hidratar. Aplique uma pequena quantidade de gel de aloe vera nas gengivas para prender a hidratação.

  4. Tente enxaguantes bucais com medicamentos. Gargarejar com esses enxaguantes ajuda a eliminar as bactérias e aliviar a inflamação. Muitos contêm brometo de domifeno e cloreto de cetilprenídio, os quais eliminam as bactérias e previnem a gengivite. Enxaguantes prescritos com clorexidina são geralmente recomendados nesses casos e para prevenir infecções futuras. Tenha cuidado ao usá-los com remédios, já que se você usá-los demais você pode acabar matando as bactérias orais "boas".

  5. Faça mudanças na dieta para tratar as gengivas. Considere comer alimentos macios até que a inflamação diminua. Apesar de alimentos como maçãs e cenouras serem saudáveis, mastigá-los com as gengivas inflamadas pode irritar e inflamar mais a região. Evite alimentos apimentados e açucarados para recuperar mais rápido as suas gengivas.

Dicas

  • Use o fio dental com cuidado, já que usá-lo com muita força pode machucar as suas gengivas e aumentar a inflamação.

Aviso

  • Ignorar gengivas inflamadas pode levar a uma gengivite avançada e à perda de dentes.
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article