Como tratar sangramento retal em cães

Escrito por caroline tung richmond | Traduzido por vanessa arnaud
Como tratar sangramento retal em cães

Tratando o sangramento retal

Martin Poole/Digital Vision/Getty Images

O sangramento retal em cães pode possuir diversas causas. A mais comum é a constipação intestinal, que causa fezes duras e secas. Outras causas mais graves são parasitas, tumores no ânus ou no cólon, fissuras retais e inflamação das glândulas anais. A maior parte dos sangramentos não está vinculada a problemas de saúde mais graves e pode cessar em poucos dias. Mas, ainda que seja um sintoma canino comum, é importante diagnosticar para descartar problemas mais sérios.

Nível de dificuldade:
Fácil

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Leve seu cachorro ao veterinário. Ele passará por uma avaliação física e o exame da região retal, o profissional pode solicitar um exame de sangue ou a análise das fezes. Uma endoscopia pode ser requerida para diagnosticar doenças como colites ou pólipos intestinais. Muitos cães apresentam sangramentos sem causa aparente, mas é importante deixar o veterinário examinar e descartar problemas mais sérios.

  2. 2

    Não deixe seu cão comer ossos ou outras coisas que não possa digerir. Quando isso ocorre, ele normalmente fica constipado, levando ao sangramento retal. Não deixe ossos ao alcance do animal (tampe sua lixeira) e mantenha o chão o mais limpo possível. Preste atenção quando o levar para passear - não deixe que ele ingira alimentos ou objetos que encontrar pelo caminho.

  3. 3

    Altere a dieta do cachorro. A constipação pode ser causada pela dieta. Não dê a ele restos de comida humana, pois podem deixar o intestino preso. Para ajudar o intestino a funcionar melhor, misture abóbora, farelo de cereais ou feijões secos à comida do animal. Estes são alimentos ricos em fibra que estimulam o trabalho do intestino. Continue misturando os alimentos recomendados até que a constipação passe. Mantenha o animal hidratado. Estimule-o a beber mais água levando-o para passear uma ou duas vezes por dia. A ingestão de líquidos torna as fezes mais moles e reduz as chances de constipação.

  4. 4

    Esvazie as glândulas anais. O sangramento retal pode ocorrer quando as glândulas não estão sendo naturalmente esvaziadas. São duas glândulas pequenas localizadas no interior do ânus do animal. A maior parte dos cães consegue esvaziá-las por conta própria, mas, às vezes, as glândulas se tornam rígidas e causam desconforto. O cachorro tende a esfregar o traseiro no chão para tentar remover os fluidos da glândula. Para esvaziá-las, posicione um pano sobre o ânus e pressione as laterais. Use um par de luvas, pois a secreção pode possuir odores desagradáveis. Se as glândulas não forem devidamente esvaziadas, pode ocorrer um abscesso na pele do animal. No caso de um abscesso nas glândulas anais, o veterinário deve tratar e prescrever antibióticos.

Dicas & Advertências

  • Fale francamente com o veterinário sobre os custos dos exames. Procedimentos médicos como uma endoscopia podem custar caro. Se seu cachorro estiver bem, talvez possa esperar alguns dias (desde que o veterinário concorde) para ver se o sangramento para. Como muitos animais apresentam sangramentos retais sem causas aparentes, talvez seu cão não precise de tantos cuidados se tiver uma boa saúde.
  • Assim que o veterinário fizer o diagnóstico, siga à risca os tratamentos prescritos. Talvez seja preciso administrar antibióticos se o sangramento for causado por bactérias.
  • Se o sangramento retal persistir ou se agravar, faça uma nova visita ao veterinário. Leve seu animal imediatamente se ele apresentar sangramento retal com diarreia, sangramento nasal, se estiver fraco ou aparentar estar doente.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2015 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media