×
Loading ...

Como travar um elevador

Atualizado em 17 abril, 2017

Por questões de segurança, os elevadores modernos têm um interruptor que permite o seu travamento, fazendo com que somente pessoas autorizadas tenham acesso a eles. Outros métodos podem ser utilizados, mas a maioria exige um técnico especializado.

Instruções

Os elevadores modernos têm mais de um tipo de trava, dependendo do prédio (Thinkstock/Comstock/Getty Images)
  1. Utilize o interruptor de desligar dentro do elevador. Isso não impede alguém de entrar nele e ligá-lo novamente, mas faz com que seja impossível o uso do elevador em outros andares. Alguns elevadores são configurados para que as portas sejam manualmente fechadas ao serem desligados. Nesse caso, fechar as portas provavelmente evitará que outras pessoas utilizem o elevador.

    Loading...
  2. Para desligar o elevador, utilize uma chave que faça par com o interruptor de bloqueio instalado. A maioria dos elevadores têm um bloqueio instalado que parece com uma fechadura normal. Normalmente, é possível utilizá-lo para ligar e desligar o elevador, ignorando as chamadas de outros andares. Isso é útil não só para o ligamento e desligamento do elevador, mas também para ir de um andar a outro sem ter que parar. As chaves geralmente ficam com a administração do prédio ou com os departamentos de manutenção. Os bombeiros e policiais também têm chaves mestras que funcionam em quase todos os elevadores.

  3. Desligue a energia do elevador na caixa do disjuntor principal. Isso não trava o elevador, mas evita que ele seja utilizado. A maioria das caixas de disjuntores permite o desligamento seletivo de energia. A energia pode ser cortada no sistema principal para que as luzes e o sistema de ar condicionado do elevador continuem em operação.

  4. Trave a porta de elevador utilizando a fechadura do poço. Todos os elevadores têm uma fechadura na porta exterior que permite que a manutenção do prédio e os bombeiros acessem o poço do elevador em caso de uma emergência. Essas chaves não são universais, mas cada fabricante utiliza apenas um desenho de chave. Travar a porta do elevador dessa maneira não faz com que ele pare de funcionar, mas ninguém terá acesso a ele por aquela porta. Para travar todos os andares, repita esse processo em todas as portas do prédio.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...