Mais
×

Como treinar um blue heeler para cuidar do gado

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Cães de gado australianos, comumente conhecidos como blue heelers, são uma das raças mais versáteis do mundo do cão. Eles são altamente inteligentes, ágeis, gostam de trabalhar e têm resistência suficiente para trabalhar por horas a fio. Um blue heeler bem treinado pode mover um rebanho inteiro de gado sem muita orientação, apesar de que treinar um cão de pastoreio independente leva tempo e dedicação.

Instruções

Blue heelers são ótimos cães de gado (Duncan Smith/Photodisc/Getty Images)
  1. Ensine comandos básicos de obediência a partir das 8 semanas de idade dos seus blue heeler. Treine os filhotes com comandos simples como "vem", "pule", "sente", "deite" e "fique" para que você aumente seu controle quando partirem para o treinamento com gados. Heelers são cães extremamente inteligentes, mas eles também são muito focados e podem ignorar o treinador se não forem bem treinados em obediência.

  2. Coloque a coleira no seu cão e prenda a guia na fivela, antes de introduzir o cão aos animais. O forte instinto de pastoreio do blue heeler o encoraja a seguir e perseguir os animais sem o seu consentimento.

  3. Treine seu blue heeler para observar a vara de pastoreio. Ela atua como uma ajuda visual, com o treinador apontando a vara na direção que o cão deve ir. Sente o cão ao seu lado e coloque um petisco na ponta da vara, próxima do chão. Depois mova a vara lentamente para a direita na frente do rosto do cão, dizendo ao cão "vá" até que ele sinta o cheiro e siga a vara. Guie o cão para a esquerda também, dando o comando "venha". Deixe o cão comer o petisco como recompensa. Repita até que o cão esteja rotineiramente se movendo na direção correta quando ouvir os comandos "vá" e "venha".

  4. Transforme alguns patos soltos em um pequeno bando e passeie com o cachorro por ele. Diga para o cão "avançar" ou andar em volta dos patos, e solte a coleira para dar ao cão algum espaço. Deixe o cão encaminhar os patos para a frente, dando os comandos "vá" ou "venha" se o bando for para a direita ou esquerda. Diga ao heeler para se deitar depois que o bando tiver sido movido de 6 a 10 m, em seguida chame o cão de volta para terminar o exercício. Heelers são trabalhadores e vão continuar guiando o rebanho continuamente se você não pedir que parem. Trabalhe com os patos em sessões curtas de 20 minutos a cada dia até que o cão esteja movendo o rebanho corretamente.

  5. Faça a transição dos patos para o gado depois que o cão estiver suficientemente confiante com os patos. Pegue um ou dois gados em um grande curral e passeie com o cachorro em volta deles. Heelers são muito vocais e latem muito quando animados, por isso não se surpreenda se o seu cão fizer uma quantidade excessiva de ruído enquanto estiver trabalhando. Dê o comando para o cão avançar, fazendo o gado se mover por alguns metros. Mova o cão para a esquerda e para a direita, se necessário, apontando a vara de pastoreio na direção que você quer que o cão se mova. Assim que o cão estiver confortável trabalhando com pequenos grupos de gado, solte todo o rebanho para observar as habilidades de pastoreio do seu blue heeler brilharem.

Dicas

  • Contate um treinador experiente de pastoreio para lhe dar assistência com o seu blue heeler. Alguns cães pastoreiam naturalmente, mas outros precisam da orientação de um treinador experiente.

Aviso

  • Não deixe que o cão morda o gado. Heelers são conhecidos por mordiscar os calcanhares dos animais, mas o gado coiceia com muita força, podendo machucar ou matar seu cão.

O que você precisa

  • Coleira e guia
  • Vara de pastoreio
  • Petiscos macios para cães
  • Patos
  • Gado
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article