on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Treliças usadas em grandes aberturas

Por definição, uma treliça é uma estrutura de suporte utilizada para abranger grandes áreas. O design da treliça redistribui o peso do telhado e do teto para os apoios laterais, e também é responsável por resistir a forças meteorológicas adversas. Alguns projetos de treliça, como pontes, também são responsáveis ​​por carregar o peso de pessoas e cargas. Existem muitos tipos de treliças, mas apenas cinco são recomendadas para uso em vãos de mais de 10 metros.

Treliças de teto ou ponte usam designs bastante similares (Bridge image by Luke Haverkamp from Fotolia.com)

Desenhos "Bowstring" e "Gambrell"

A treliça "Bowstring" tem uma simetria ampla e arredondada que lembra um arco de tiro ao alvo. Este tipo de treliça é usado para pequenas pontes e como arcos de suporte para grandes espaços abertos, como um celeiro. Enquanto os dois são, por vezes, confundidos, uma treliça "Gambrell" usa um desenho ligeiramente diferente, que distribui o peso ao longo de diferentes teias da treliça. Estas treliças são normalmente usadas para vãos abertos de até 10 metros. Treliças "Gambrell" têm um poste principal no centro e montantes verticais adicionais, conectando as teias diagonais.

Loading...

Treliças "Fink"

A treliça "Fink" é um desenho simétrico, com uma única barra inferior e braços inclinados combinados. Teias em forma de V são emparelhadas para formar o interior da treliça. Treliças "Fink" simples são usadas para vãos de até cerca de 10 metros, mas a treliça pode ser expandida e os padrões de teias internas duplicados para formar treliças maiores, chamadas de treliças duplas e triplas. Chegando até cerca de 16 metros para a dupla e cerca de 25 metros para a tripla.

Desing de treliça "Howe"

A treliça "Howe" contém um poste principal no centro com teias que se estendem na diagonal a partir da base do poste principal. Cada teia diagonal é suportada por postes verticais onde se encontram com o perímetro superior da treliça. Treliças "Howe" são destinadas a estender até 10 metros e uma dupla "Howe" e usada para até cerca de 18 metros. O maior projeto de treliça "Howe" é a tripla "Howe", e é projetada para vãos variando de 16 metros ate 25 metros de comprimento, de acordo com o "Maple Valley Truss Company".

Treliças "Fan"

A treliça "Fan" se assemelha a um triângulo com teias triangulares invertidas em cada perna, ambas suportadas por postes verticais centrais. Treliças "Fan" não contêm um post principal, e estão disponíveis em estilos duplos e triplos. Treliças duplas alcançam uma largura de até 10 metros e uma tripla pode abranger cerca de 25 metros de espaço aberto.

Dupla invertida

A treliça invertida dupla é, na verdade duas treliças Howe de cabeça para baixo e conectadas de modo que os pedaços que anteriormente formavam as bases sejam ligados como o pico e encostas da treliça. Este tipo de treliça pode se estender por até 25 metros. Este projeto é útil para abranger um grande espaço onde a altura do telhado interno é fundamental, pois maximiza a abertura interna, distribuindo o peso ao longo de duas linhas de força do pico do telhado.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...