Três tipos de barulhos no freio

Escrito por mary lougee | Traduzido por lígia monteiro
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Três tipos de barulhos no freio
Problemas no freio (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Se os freios de um veículo fizerem qualquer tipo de ruído em condições de condução e frenagem, é sinal de mau funcionamento. Ruídos podem representar uma variedade de falhas no sistemas de freios e na montagem de freios ou podem ser evidenciar problemas que ocorrem quando o movimento de frenagem cria movimentos em outras partes do carro. Isso pode incluir peças de direção, montagens de motor e suportes de transmissão.

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Raspagem

Freios podem fazer um som de raspagem em baixas velocidades, que pode começar tranquilamente em um ritmo coincidente com a velocidade do carro e gradualmente tornar-se muito mais alto. O ritmo de raspagem deve aumentar junto com a velocidade do carro e tornar-se inaudível a velocidades mais elevadas. Isso pode ser um sinal de sapatas de freio totalmente gastas, e, nesse caso, os freios podem não parar o carro quando na frenagem de metal-com-metal. Verifique se as pastilhas e sapatas estão utilizáveis e substitua-as se necessário. Rolamentos de roda soltos ou que falham também causam esse som. Eles podem precisar de reparo ou substituição. Um som de raspagem pode ser um sinal de que o hardware de montagem para freios a disco precisa de ajustes ou substituição. Os ajustes devem manter as pastilhas do disco no lugar para que não se movam e causem o som de raspagem.

Pancadas

Uma pancada ou um ruído de batida pode ser audível quando os freios são novos em um carro. Quando a frenagem fica difícil, cria-se um ruído mais alto em altas velocidades. Isso pode ser uma falha nas peças de direção, como a direção de cremalheira em um veículo de tração dianteira ou barras e terminais de direção em um veículo de tração traseira. As peças de direção podem estar rachadas ou quebradas e precisar de reposição antes que estejam inoperantes.

As molas podem causar um ruído de pancada ao frear se estiverem soltas ou quebradas. Às vezes, essas peças de suspensão podem melhorar se ajustadas ou podem precisar de substituição. Pinças que seguram as pastilhas de freio a disco no lugar podem estar fora de ajuste, o que fará com que batam. Regular ou substituir pinças é aconselhável se esse for o caso. Um motor quebrado e montagens de transmissão também fazem um ruído alto de pancada quando os freios estão em uso imediatamente antes ou após o veículo interromper seu movimento.

Guinchos

Ruídos de guinchos ao acionar os freios podem indicar lama, sujeira ou pó de freio nas sapatas. Limpeza e polimento podem corrigir o problema. Pastilhas e sapatas de freio podem estar desgastadas devido ao uso e pode haver necessidade de substituição. Pode também ocorrer problemas de aquecimento excessivo, o que pode ser atribuído à falta de fluido de freio. Em casos de superaquecimento, um veículo pode puxar para um lado ou vapor e fumaça podem aparecer em torno de um pneu. Pastilhas e sapatas de freio também podem ter um ruído de guinchos previsto em sua composição pelos fabricantes. Esse som audível é um sinal para substituir os freios antes que se tornem perigosos e causem acidentes.

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