O que é a troca de pelos em filhotes de cães?

Escrito por david stewart | Traduzido por mariana munhoz
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que é a troca de pelos em filhotes de cães?
O filhote precisa perder a primeira pelagem antes de crescer a pelagem adulta (David De Lossy/Photodisc/Getty Images)

Como animais de estimação, filhotes de cachorro têm muitas características admiráveis. Eles são obedientes, brincalhões e extremamente leais, e eles normalmente não necessitam de muitos cuidados especiais e manutenção. No entanto, uma característica que precisa de atenção especial é a troca completa da pelagem. Essa troca de pelagem ocorre entre os 5-6 meses de idade e é um processo natural. Mesmo assim, pode ser um período difícil com pelos por toda o casa, e estressante para o filhote e para você.

Outras pessoas estão lendo

Razões para a troca da pelagem

A maior parte dos cães têm uma uma camada dupla de pelos. O pelo longo, visível na superfície, é chamado de sobrepelo. Abaixo do sobrepelo, crescendo rente à pele, está uma camada espessa chamada de subpelo, que serve como isolamento contra o frio do inverno. Durante a primavera e o verão, essa pelagem densa não é necessária e é descartada através da queda. Ainda mais, filhotes de todas as raças perdem a pelagem de filhote antes de começar a crescer a camada dupla da pelagem adulta. Isso ocorre em torno dos 5-6 meses. Durante esse período, os filhotes estão super energéticos e brincalhões, o que pode deixar pelo por toda a casa.

Padrões da troca

Filhotes de todas as raças perdem pelo. As únicas exceções são o poodle e o bichon frisé, porque eles não desenvolvem subpelo. Normalmente, os machos perdem muito mais pelos do que as fêmeas durante a primavera e o verão. As fêmeas perdem mais pelos durante o cio. Também, os cães que passam a maior parte do tempo dentro de casa e não saem muito podem não registrar a mudança das estações, e a queda do pelo pode acontecer durante o ano todo.

Minimizando a queda

A perda da pelagem, mesmo que inconveniente, é um processo natural pelo qual os filhotes precisam passar para conseguir desenvolver a pelagem adulta. O pelo vai cair, mas algumas medidas podem ser tomadas para minimizar o impacto que esse processo vai ter na sua vida e na sua casa. É melhor tirar o pelo você mesmo do que esperar para ele cair sozinho. Além de anti-higiênico, muitas pessoas são alérgicas a pelo de cachorro e o pelo espalhado pela casa pode causar sérios problemas de saúde. Escovar a pelagem do filhote vigorosamente ajuda consideravelmente no processo da troca de pelo. A escovação também estimula a produção do óleo natural da pele dos cães, deixando o pelo mais brilhante. Quando você notar os primeiros sinais de queda, pode mandar seu cachorro para ser tosado por um profissional, para minimizar a queda dos pelos dentro de casa.

Preocupações

Apesar da queda de pelos ser um processo natural, a queda excessiva pode ser motivo para preocupação. A pele do filhote que segura a raiz do pelo nos poros é úmida e macia. Quando a hidratação natural do pelo é perdida, ele quebra fácil e pode haver queda excessiva. Isso acontece por causa de alguma deficiência na dieta do cachorro ou por causa de algum produto usado na hora do banho. Resolva esse problema usando somente shampoos não detergentes, aprovados por veterinários, e garantindo que o filhote esteja ingerindo a quantidade adequada de ácido graxo na sua dieta. Se não houver melhoras na situação, é melhor procurar um veterinário.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível