Como trocar marchas em uma carreta

Escrito por finn mccuhil | Traduzido por thiago andre scarani
Como trocar marchas em uma carreta

É preciso muita prática para trocar as marchas de uma carreta suavemente

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A maioria das carretas utiliza transmissões manuais com multimarchas. Quando são originais de fábricas, o mais comum é que estes dispositivos mecânicos possuam dez, 13 ou 18 marchas de velocidade. O tipo exato de cada um deles vai depender da preferência do motorista e da espécie de serviço que a carreta irá fazer. A grande quantidade de marchas é necessária devido à faixa de operação ideal ser muito reduzida nos motores a diesel. A máquinas que operam com este combustível produzem seu torque máximo em aproximadamente 1000 r.p.m. e começam a perder eficiência por volta de 1500 rotações por minuto. A troca de marchas mantém o motorista ocupado até que ele consiga alcançar a velocidade de uma rodovia.

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O que você precisa?

  • Carreta com transmissão manual
  • Carteira de motorista comercial de categoria E ou veículo e instrutor de autoescola

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Instruções

  1. 1

    Ligue o motor e deixe que a pressão do ar se acumule até atingir os níveis de operação normal, antes de soltar o freio de estacionamento. Se esta compressão ainda estiver baixa, você ouvirá uma sirene de alerta. Os medidores de ar, que ficam no painel, indicam a pressão do sistema.

  2. 2

    Pise no freio com seu pé direito e solte o dispositivo da frenagem de estacionamento, apertando o botão apropriado no painel.

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    Pise na embreagem até o fundo. Ela desengatará e interromperá a transmissão, permitindo que você engate a primeira marcha sem arranhar as engrenagens.

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    Coloque a alavanca de troca de marcha na primeira posição. Solte a embreagem lentamente. Aumente vagarosamente a velocidade até que o tacômetro alcance 1500 rotações por minuto.

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    Pise no pedal da embreagem, mantendo-o pressionado até a metade. Enquanto sustenta esta posição, tire a alavanca de marchas do ponto inicial. Feito isto, pare de imprimir força no pé e solte o pedal.

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    Pise novamente no mecanismo da embreagem até a metade e coloque a alavanca na segunda posição. Depois, solte o pedal. O ato de pressionar e soltar este dispositivo duas vezes durante a troca de marchas é conhecido como dupla embreagem e é necessário nestes veículos, pois as transmissões das carretas não possuem engrenagens sincronizadas, como as que existem em carros e picapes.

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    Continue acelerando e trocando de marcha da mesma maneira, a cada vez que o tacômetro atingir 1500 rotações por minuto. Quando você alcançar a quarta posição, levante o botão seletor de marchas, que fica em frente à alavanca. Esta peça de comando passa a transmissão para as velocidades altas e o padrão de marchas se repetirá. Neste modo, a primeria marcha corresponde à quinta; a segunda configura a sexta velocidade e assim por diante.

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    Reduza a velocidade e as marchas, reduzindo a aceleração do caminhão até que o tacômetro alcance mil rotações por minuto. Pise na embreagem até a metade e retorne o pé, depois pressione o pedal do acelerador para subir a rotação até 1500 rotações por minuto. Mais uma vez, ponha o pé sobre o mecanismo de embreagem até a metade e mova a alavanca para a próxima marcha mais baixa. Ao chegar na quinta posição, retorne o botão seletor de faixas de marcha ao ponto indicado para as velocidades baixas; aperte-o antes de passar para a quarta marcha.

Dicas & Advertências

  • Estas instruções funcionam em um mecanismo de dez marchas. Os padrões de troca para as outras transmissões variam, de acordo com o fabricante e com a quantidade de marchas. As regras aplicadas à estrutura mecânica da sua carreta estará escrito no painel ou na manopla do câmbio.
  • Será necessário treinar muitas horas para conseguir trocar as marchas de forma mais suave e consistente.
  • Enquanto estiver aprendendo a dirigir uma carreta, mantenha sempre um motorista experiente por perto.

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