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Como trocar marchas em uma carreta

Escrito por finn mccuhil | Traduzido por thiago andre scarani
Como trocar marchas em uma carreta

É preciso muita prática para trocar as marchas de uma carreta suavemente

Semi image by Andrew Breeden from Fotolia.com

A maioria das carretas utiliza transmissões manuais multi-marchas. As transmissões de fábrica mais comuns possuem 10, 13 e 18 marchas. O tipo exato de transmissão depende da preferência do motorista e do tipo de serviço que a carreta costuma fazer. A quantidade maior de marchas é necessária devido à faixa de operação ideal muito reduzida dos motores diesel. Os motores diesel produzem seu torque máximo a cerca de 1000 rpm e começam a perder eficiência por volta de 1500 rpm. A troca de marchas mantém o motorista ocupado até ele chegar na velocidade da rodovia.

Nível de Dificuldade:
Moderadamente desafiante

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O que você precisa?

  • Você vai precisar de:
  • Carreta com transmissão manual
  • Carteira de motorista comercial, de categoria E, ou veículo e instrutor de auto-escola

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Instruções

  1. 1

    Ligue o motor e deixe que a pressão do ar se acumule até seus níveis de operação normal antes de soltar o freio de estacionamento. Se a pressão do ar estiver baixa, você ouvirá uma sirene de alerta. Os medidores de ar do painel indicam a pressão do sistema.

  2. 2

    Pise no freio com seu pé direito e solte o freio de estacionamento, apertando o botão apropriado no painel.

  3. 3

    Pise na embreagem até o fundo. Ela desengatará, parando a transmissão e permitindo que você engate a 1ª marcha sem arranhar.

  4. 4

    Coloque a alavanca de troca de marcha na posição da 1ª marcha. Solte a embreagem lentamente. Aumente sua velocidade lentamente até que o tacômetro chegue a 1500 rpm.

  5. 5

    Pise no pedal da embreagem até a metade e tire a alavanca de marcha da posição da 1ª marcha. Solte o pedal da embreagem.

  6. 6

    Pise no pedal da embreagem até a metade, novamente, e coloque a alavanca de marcha na 2ª marcha. Solte o pedal da embreagem. Pisar e soltar a embreagem 2 vezes durante a troca de marchas é conhecido como dupla embreagem e é necessário nestes veículos pois as transmissões das carretas não possuem engrenagens sincronizadas como as dos carros e picapes.

  7. 7

    Continue acelerando e trocando de marcha da mesma maneira a cada vez que o tacômetro chegar a 1500 rpm. Quando você chegar na 4ª marcha levante o botão seletor de marchas que fica em frente à alavanca de marchas. Este botão passa a transmissão para as marchas altas e o padrão de marchas se repetirá. Neste modo a 1ª marcha será a 5ª, a 2ª será a 6ª, e assim por diante.

  8. 8

    Reduza sua velocidade e as marchas, reduzindo a velocidade do caminhão até que o tacômetro chegue em 1000 rpm. Pise na embreagem até a metade, pise no acelerador para subir a rotação até 1500 rpm, pise na embreagem até a metade novamente e mova a alavanca para a próxima marcha mais baixa. Ao chegar na 5ª marcha coloque o botão seletor de faixa de marchas de volta para a posição das marchas baixas apertando-o antes de passar a 4ª marcha.

Dicas & Advertências

  • Estas instruções funcionam em uma transmissão de 10 marchas. Os padrões de troca das outras transmissões variam, de acordo com o fabricante e com a quantidade de marchas. O padrão de troca de marchas da sua transmissão estará escrito no painel ou na manopla do câmbio.
  • Será preciso treinar muitas horas para conseguir trocar as marchas de forma mais suave e consistente.
  • Enquanto estiver aprendendo a dirigir uma carreta, tenha sempre um motorista experiente por perto.

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