Turfa em aquário

Escrito por randa morris | Traduzido por vanessa santos
Turfa em aquário
A turfa de esfagno pode ser usada para manter um aquário saudável (colourful fish image by FJ Medrano from Fotolia.com)

A turfa de esfagno é encontrada naturalmente em locais como pântanos ou lodos. Ela é diferente do musgo de esfagno, que cresce na superfície de água estagnada. A turfa de esfagno é encontrada em decomposição no fundo de áreas pantanosas. Ela é comercialmente cultivada e colhida para uso em técnicas de agricultura e horticultura. Seu uso em aquários vem de sua capacidade de liberar íons de hidrogênio na água.

Significado

A turfa pode ser usada em aquários para ajudar a aumentar o nível de hidrogênio na água. Os níveis de hidrogênio podem ser determinados com um teste simples de pH, que mensura o pH, ou o poder do hidrogênio, na água. Esse nível determina a acidez da água. Ele é mensurado em uma escala de 1 a 14. O pH natural é 7. Esse número é considerado neutro. Níveis abaixo de 7 são ácidos. Aqueles acima de 7 são básicos. A escala é um logaritmo, em que cada número inteiro mede 10 vezes maior que o número do procedimento.

Usar turfa de esfagno para diminuir os níveis de pH pode apresentar benefícios. A amônia, substância química natural produzida por peixes e outros organismos vivos em um aquário, é mais tóxica a altos níveis de pH. Níveis de pH elevados também estimulam o crescimento de certas bactérias que podem ser prejudiciais aos peixes. Aumentar a acidez do aquário através da diminuição dos níveis de pH pode também encorajar o cruzamento entre os peixes.

Turfa em aquário
A turfa pode ser usada em aquários de casa para ajudar a diminuir os níveis de pH (aquarium fish 5 image by cherie from Fotolia.com)

Função

Filtrar a água do aquário através da turfa aumentará a quantidade de íons de hidrogênio. Já que os filtros de água sobressaem a turfa, os íons de hidrogênio são liberados dos esporos das plantas. Quanto maior for o nível de íons de hidrogênio no tanque, menor o nível do pH.

Turfa em aquário
Filtrar a água do aquário através da turfa pode ajudar a diminuir os níveis de pH (small bubbles image by OMKAR A.V from Fotolia.com)

Considerações

A turfa deve ser usada no lugar de um filtro de carbono, para que os íons de hidrogênio circulem através da água. Você pode encontrá-la em muitas lojas de equipamentos ou centros de jardinagem. A importância do aumento ou diminuição dos níveis de pH em um aquário depende do tipo de peixe no tanque. A maioria deles ficam bem em uma ampla faixa de níveis de pH. O fator mais significativo é a manutenção de um nível consistente, ao invés de níveis flutuantes entre alto e baixo.

Turfa em aquário
A turfa é uma maneira natural de ajudar a equilibrar os níveis de pH (Clean water and water bubbles in blue image by Suto Norbert from Fotolia.com)

Equívocos

A turfa não amacia a água dura. Um ensaio de dureza mede a capacidade da água em manter os níveis de pH. A água dura é considerada melhor na manutenção dos níveis de pH que a água mole. O suprimento natural de minerais à água pode ajudar a manter o pH do aquário balanceado. A turfa afeta a cor da água. Enquanto a água pode mudar de cor levemente, devido aos taninos naturais do musgo, ela não contamina a água ou a torna insegura para os peixes.

Turfa em aquário
Enquanto a turfa pode alterar levemente a cor da água, ela não deixa o tanque sujo (water drop and water rings image by glgec from Fotolia.com)

Alertas

Certifique-se de comprar apenas turfa de esfagno, ao contrário de musgo de esfagno. Embora os dois nomes sejam similares, os musgos são muito diferentes. Quando for comprar turfa para usar em um aquário, garanta que ela seja livre de quaisquer aditivos, como fertilizantes ou alimentos vegetais. Produtos químicos contidos em algumas marcas de turfas podem ser prejudiciais ou fatais aos peixes.

Turfa em aquário
Compre turfa de esfagno sem aditivos para usar em um aquário (fish image by Irena Hnidkova from Fotolia.com)